refis

tres_barras

Saúde amplia uso da “Pfizer Baby”para vacinar crianças contra covid

Avatar photo
O número de crianças de até 2 anos internadas por covid-19 em todo o país este ano já é 21,3% a mais do número de casos registrados no ano passado.

LEIA TAMBÉM

O Ministério da Saúde deve liberar nos próximos dias autorização para vacinação de crianças de seis meses a 4 anos e 11 meses com imunizante da Pfizer contra a covid-19. Até então, o governo federal havia distribuído as primeiras doses apenas para as crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses que tivessem alguma comorbidade.

A autorização acontece com 100 dias de atraso, visto que a aprovação da vacina para essa faixa etária já havia sido aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em setembro

O Ministério da Saúde publicou ontem (27) a nota técnica, liberando a vacinação.

Os dados sobre Covid na população infantil são bastante preocupantes. O número de crianças de até 2 anos internadas por covid-19 em todo o país este ano já é 21,3% a mais do número de casos registrados no ano passado.

A própria nota técnica reconhece a os riscos da doença nessa faixa etária. “Sabe-se que o risco de casos graves pela covid-19 diminui conforme a redução da faixa etária, no entanto, o risco de agravamento aumenta em crianças menores de 2 anos de idade, notando-se que esta população teve a incidência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) pela covid-19 e a taxa de mortalidade pela doença superiores à população de 5 a 19 anos de idade”, diz o documento.

De acordo com a pasta, a recomendação passará a valer a partir da publicação do parecer técnico da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e de uma portaria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do ministério. 

Vacinas bivalentes 

No domingo (25), foram entregues 2,8 milhões de doses de vacina bivalente BA.4/BA, que protege contra a a cepa original e duas subvariantes ômicron.

As ampolas serão distribuídas após passarem por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. 

Notícia Anterior

ECONOMIA
Tesouro Direto cria título para complementar aposentadoria

Próxima Notícia

SAÚDE
Vai preparar a ceia de Ano Novo? Fique de olho nessas dicas