A previsão de temporais, divulgada pela Defesa Civil de Santa Catarina, para a noite de ontem (18), se concretizou. Os municípios de Canoinhas e Três Barras foram os que registraram os maiores volume de precipitação, no Planalto Norte, em poucas horas.
Em Três Barras, cerca de 50 famílias tiveram que ser retiradas de suas casas, que foram invadidas pela enxurrada.
Em Canoinhas, O Corpo de Bombeiros auxiliou na retirada de duas famílias, uma no bairro Jardim Esperança e outra no Campo da Água Verde. Ruas da área central ficaram intransitáveis. A água invadiu casas e comércios.
A prefeita Juliana Maciel afirmou que equipes estão na rua desde a noite de quarta-feira, tentando amenizar os problemas da população.
O interior também foi atingido pelas chuvas e algumas vias foram danificadas. Equipes da secretaria de Obras estão desde cedo trabalhando nos perímetros urbano e rural.
O município ainda estuda a possibilidade da decretação de situação de emergência. Foi criada nesta manhã a Comissão de Prevenção e Enfrentamento a Desastres (Cped), com envolvimento de todas as secretarias municipais, que já está fazendo o levantamento dos problemas enfrentados pela população. A defesa civil municipal e a comissão seguem em alerta em razão da previsão de mais chuva para essa quinta-feira.
Até o momento, não há registro de desabrigados, já o número de desalojados está sendo levantado pelo município. Os moradores atingidos pelas chuvas e que necessitem de suporte da Defesa Civil, devem procurar o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo.
CRAS I – Lourdes Bernadete Ferreira Haak
Rua : Frederico Kohler , nº 1098 , Bairro do Campo da Água Verde Tel: 47 3624-1325
CRAS II – Maria Iracema Kohler Fedalto
Rua: Saulo de Carvalho, nº 626, Bairro Sossego Tel: 3622-6999
CRAS III – Miguel Gogola
Rua: Catarina de Souza Hubner, nº 620 Tel: 47 3622-7280
Secretária Municipal de Assistência Social – SEMAS
Rua : Três de Maio, nº 146 – Centro Tel. 3621-7771