A enxurrada que atingiu Três Barras durante a noite de quarta e madrugada desta quinta-feira (19), fez com que pelo menos 50 famílias da cidade fossem removidas temporariamente para casa de parentes e para um hotel da cidade, que teve a
hospedagem custeada pela Prefeitura.
“Foi uma ação preventiva a fim de garantir a segurança das pessoas. Ninguém
esperava um volume de chuva tão grande, mas, mesmo assim, conseguimos
dar uma rápida resposta aos atingidos”, observou o prefeito Luiz Shimoguiri.
De acordo com a secretaria municipal de Defesa Civil, praticamente todas já
retornaram às suas casas na manhã de hoje.
Locais pontuais no distrito de São Cristóvão e nos bairros João Paulo II e Zilda
Pacheco/Argentina foram os mais atingidos pela enxurrada. Há ainda pontos
de alagamentos nos dois bairros da sede do município.
Conforme o serviço de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina, Três
Barras registrou 104 milímetros de chuva em seis horas, volume esse esperado
para um mês inteiro.
O município irá fornecer kits com materiais de limpeza a todas as famílias que tiveram suas casas invadidas pela enxurrada. Já as pessoas mais carentes também receberão cestas básicas.
Shimoguiri disse que o município deve dar agilidade as obras de desassoreamento do Rio Barra Grande, que corta os bairros João Paulo II e Zilda Pacheco/Argentina, que constantemente vem sendo castigados quando da ocorrência de chuvas intensas.
O prefeito lembra que há anos o município aguardava pela autorização do
Instituto do Meio Ambiente (IMA). “A limpeza autorizada é numa extensão de até 980 metros lineares e numa profundidade de no máximo 60 centímetros. Devem ser preservadas, no
entanto, toda a vegetação que ficam às margens”, informou Shimoguiri, que
acredita que o desassoreamento deve melhorar consideravelmente a vazão do
rio.