Enquanto pessoas do mundo inteiro discutiam se o oxigênio dentro do submersível Titan seria suficiente para manter os cinco ocupantes vivos, eles, provavelmente, já estavam mortos. A implosão “catastrófica” causada pela pressão da água do fundo do mar esmagou a embarcação e matou os passageiros instantaneamente, deixando seus corpos despedaçados.
“A pressão no submersível, chamado popularmente de submarino, era enorme em uma profundidade tão grande, fazendo com que a implosão acontecesse em uma fração de milissegundo”, de acordo com Aileen Maria Marty, ex-oficial da Marinha e professora de medicina de catástrofes da Universidade Internacional da Flórida, em entrevista à emissora americana CNN.
A especialista afirmou que o cérebro humano não é capaz de entender a situação tão rapidamente.
“A coisa toda teria colapsado antes que as pessoas lá dentro percebessem que havia um problema”, afirmou.
Em uma implosão, um objeto colapsa repentinamente se a pressão externa for maior que a interna.
Os ocupantes do Titan morreram, de certa forma, sem saberem que iriam morrer, segundo Marty. “Em última análise, entre as muitas maneiras das quais podemos morrer, essa foi indolor. A implosão levou ao esmagamento e à fragmentação dos corpos das cinco vítimas”.
Divididos em partes muito pequenas, os restos mortais dificilmente serão encontrados um dia.
A Guarda Costeira dos EUA anunciou na quinta-feira (22), após dias de buscas intensas, que a quase 500 metros da proa do naufrágio do Titanic fragmentos de detritos foram encontrados a uma profundidade de cerca de 3.800 metros.

A Guarda Costeira americana informou que, dada a natureza do acidente e as condições no fundo do oceano, ainda não se sabe se os corpos, ou o que sobrou deles, vão ser resgatados.
🎮 Como era o submarino?
- tinha 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura;
- pesava mais de 10 toneladas e era feito de fibra de carbono e titânio;
- era guiado por um joystick que se parece muito com um controle de videogame;
- movia-s a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores;
- podia levar até cinco pessoas;
- e não era autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.
 
			



