No último dia 21 de julho, a área de escape localizada no km 671,7 sentido sul da BR-376, na descida da serra em Guaratuba (PR) salvou 29 vidas.
Um ônibus de turismo levava um grupo de pessoas de Curitiba para Guaratuba, quando o motorista percebeu uma falha no sistema de freios. Como já conhecia o dispositivo, fez uso da área de escape, evitando assim um acidente que poderia ser fatal.
O motorista, que havia sido amplamente elogiado por sua ação corajosa, foi demitido por justa causa na terça-feira (9), pela empresa Viação Graciosa, sob alegação de que o mesmo conduzia em excesso de velocidade, causando o superaquecimento do conjunto de freios (veja abaixo os detalhes da demissão).
Nome: ESTEVAO ALVES DE JESUS DA SILVA
Comunicado de Dispensa por Justa Causa
Comunicamos a Vossa Senhoria que em virtudes de fatos ocorrido, infringindo o artigo 482, letras “b”, da Consolidação das Leis do Trabalho, estamos efetuando a sua rescisão contratual por justa causa.
MOTIVO:
b) mau procedimento;
Em face do acidente automobilístico causado no dia 21.07.2023, no qual o veículo 152 então conduzido por V. Sra., com 28 passageiros a bordo, trafegava em velocidade incompatível com o trecho, colidiu lateralmente com um caminhão na descida da serra do mar (BR-376) na localidade de Guaratuba, vindo a parar completamente apenas com a utilização da caixa de desaceleração disponibilizada pela concessionária da respectiva rodovia.
Após minuciosa perícia técnica no sistema freios do sobredito veículo, análise de imagens disponibilizadas pela concessionária da rodovia e análise do tacógrafo do veículo, constatou-se que o acidente se deu pela condução irregular do veículo, posto que iniciou a descida da serra em velocidade bem superior à máxima permitida para o trecho é veículo, causando o superaquecimento dos conjuntos de freios quando acionado e a fadiga do sistema de frenagem como um todo, valendo referir que os freios do carro encontravam-se em perfeito estado de conservação.
Assim, solicitamos seu comparecimento na empresa até o dia 09/08/2023 para entrega da Carteira de Trabalho, crachá de identificação, uniformes, e para o dia 22/08/2023 às 16h00min no Departamento Pessoal para o recebimento de seus haveres trabalhistas.
Atenciosamente
VIAÇÃO GRACIOSA LTDA
A demissão surpreendente gerou controvérsias e debates sobre o mérito da decisão, com muitos apoiando o motorista pelo seu ato de coragem e determinação em momentos de crise. A repercussão também levantou questões sobre os limites da responsabilidade individual em situações de emergência.