telemedicina

Casos de diarreia e covid em Canoinhas continuam aumentando

Avatar photo
Duas pessoas estão internadas com covid-19, sendo uma em enfermaria e um paciente com respirador sendo acompanhado na UTIdo Hospital Santa Cruz de Canoinhas.

A Secretaria de Saúde de Canoinhas divulgou novo balanço sobre as doenças virais no município. São 33 casos ativos para covid-19, sendo duas pessoas internadas em enfermaria e um paciente com respirador sendo acompanhado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Cruz de Canoinhas.

Em cinco dias, a Secretaria de Saúde registrou 40 novos casos de diarreia. Outubro teve 220 pessoas com a doença – diante de 143 em setembro. Outra doença associada à enchente, mas bacteriana, é a leptospirose.

O município está com sete casos suspeitos – alguns aguardando o dia para coleta para realização do exame e outros esperando o resultado.

Prevenção

• Lave sempre as mãos com água e sabão antes das refeições, antes de mexer com a água de beber e com os alimentos, após ir ao banheiro ou lidar com animais.

• Para evitar a contaminação dos alimentos, devem ser bem cozidos e guardados adequadamente. Alimentos consumidos crus devem ser lavados com água tratada antes do consumo.

• Se você já estiver com diarreia: tome líquidos caseiros com água (água tratada, água de arroz, soro caseiro, chá, suco e sopas) ou soro de reidratação oral (SRO) após cada evacuação diarreica. Não utilizar refrigerantes e, preferencialmente, não adoçar o chá ou o suco.

• Mantenha a alimentação habitual tanto para crianças quanto para adultos.

A principal complicação é a desidratação, que se não for corrigida rápida e adequadamente, em grande parte dos casos, especialmente em crianças e idosos, pode causar complicações mais graves.

O paciente com diarreia deve estar atento e voltar imediatamente ao serviço de saúde se não melhorar ou se apresentar qualquer um dos sinais e sintomas:

• Piora da diarreia;

• Vômitos repetidos;

• Muita sede;

• Recusa de alimentos;

• Sangue nas fezes;

• Diminuição da urina

Notícia Anterior

POLÍTICA
Plenário aprecia Lei Orgânica das Polícias Militares e Bombeiros nesta terça

Próxima Notícia

ENCHENTE EM CANOINHAS
Rio Canoinhas continua subindo e em emergência; confira a previsão