telemedicina

Nível do Rio Canoinhas baixa lentamente, mas emergência para enchente permanece

Avatar photo
Mesmo com nível baixando, as famílias ainda não podem voltar para suas casas.

Com a trégua na chuva, o nível da água está baixando em algumas cidades alagadas, como Canoinhas, no Planalto Norte, e Taió e Blumenau, no Vale do Itajaí. Porém, as pessoas ainda não conseguem voltar para as próprias casas em alguns pontos.

Em Canoinhas, o nível da água baixa lentamente. Na manhã deste sábado (18), atingiu a cota de 8.80 metros. A última medição, às 16h de hoje, mostra o nível estabilizado em 8.75 metros, porém a situação hidrológica ainda é de emergência para enchentes.

Em 4 de outubro o Rio Canoinhas marca nível de 1.74 metro — Gráfico: Epagri/Ciram

Segundo a prefeitura, famílias ainda estão sendo retiradas de áreas alagadas e levadas para o abrigo municipal ou encaminhada para casa de amigos/familiares.

Em Taió, neste domingo (15) será feito um trabalho de recolhimento de entulhos, com a Secretaria Municipal de Obras e o Exército. O município também pede que os moradores economizem água.

Blumenau, terceira maior cidade de SC, saiu de situação de enchente após Rio Itajaí-Açu ter maior nível desde 2011. A mudança ocorreu às 10h, quando o nível do Rio Itajaí-Açu ficou abaixo dos 8 metros na cidade, confirmou a prefeitura. Moradores focam na limpeza, mas ainda há pessoas em abrigos.

Em Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul, o nível dos rios segue em emergência, conforme a Defesa Civil.

Notícia Anterior

VOLTANDO EM PAZ
Quinta aeronave da FAB parte de Israel com 215 brasileiros

Próxima Notícia

DEFESA CIVIL
Sobe para 4.352 mil o número de desalojados em Três Barras