Uma araucária de 750 anos tombou com a força dos ventos e as chuvas fortes do fim de semana, no sul do Paraná. Conhecida como “araucária gigante”, a árvore estava na localidade Linha Japó/Yapó, a 14 quilômetros do centro da cidade de Cruz Machado.
De acordo com a prefeitura, a queda aconteceu de sábado para domingo (29), quando choveu mais de 160 mm na cidade.
Com 42 metros de altura – sendo 36 metros apenas de tronco – ela era considerada a maior araucária do Paraná, diz a prefeitura. Eram quase dois metros de diâmetro e mais de seis metros de circunferência.
A “araucária gigante”, como era conhecida, era um ponto turístico do município. Ela ficava na Fazenda São Francisco e tinha visitação liberada sob autorização da proprietária da área.
“Esta é uma perda irreparável, pois encerrou seu ciclo uma árvore emblemática, que era um símbolo da nossa história e da nossa cultura. Agora restarão apenas as recordações desta árvore que foi, por centenas de anos, a rainha das araucárias do Paraná”, disse a prefeitura, em nota.





























