O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestade para o Sul do país nos próximos dias, em razão do ar quente, úmido e bastante instável que predomina na região. A Defesa Civil de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul também alertaram para chuvas e ventos pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo.
Nesta quarta-feira (15), diferentes cidades do interior gaúcho registraram queda de granizo. A previsão do Inmet é que, na quinta (16) e na sexta-feira (17), a instabilidade se mantenha, com novos temporais em áreas dos três estados.
Em Santa Catarina, as instabilidades devem se reforçar e são esperados temporais com raios, ventos fortes, eventual queda de granizo e chuvas intensas, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, expandindo-se para o norte do estado ao longo do dia.
A previsão é particularmente alarmante para o Planalto Sul e Litoral Sul catarinense, com acumulados de chuva estimados entre 200 a 250 mm. Até sábado (18), o volume em algumas áreas pode superar 300 milímetros.
A Defesa Civil orienta que, antes das chuvas, a população verifique as condições do telhado de casa e árvores no entorno e adote medidas preventivas caso sejam necessários reparos. Durante as chuvas, a orientação é ficar em segurança, retirando eletrônicos da tomada e fechando bem portas e janelas.
Em caso de emergência, o número do Corpo de Bombeiros é o 193.