telemedicina

Epidemiologia de Canoinhas pede ajuda da população para mapear doenças

Avatar photo
Aplicativo apoia a investigação da ocorrência de agentes causadores de doenças, como agentes infecciosos, que podem acometer pessoas e animais.

Você sabia que com o seu celular pode ajudar a prevenir doenças? O setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Canoinhas está pedindo apoio de toda a comunidade para monitorar doenças e animais silvestres no município.

Para contribuir, é só baixar o aplicativo do Sistema de Informações em Saúde Silvestre (SISS-Geo). O App foi criado pela Fiocruz.

Com este aplicativo, qualquer pessoa com um aparelho com câmera pode registrar informações de animais silvestres sempre que se deparar com algum – seja saudável ou doente. “O encontro de animais doentes ou estranhos pode dar sinais de doenças que também são perigosas para as pessoas como a febre amarela, raiva e muitas outras”, explica a bióloga Cristina Brandes Grosskopf.

Quando uma pessoa faz o registro estas informações são encaminhadas à Fiocruz e também às Secretarias Municipais de Saúde.

“O apoio da comunidade junto SISS-GEO é fundamental para que as equipes de vigilância em saúde possam adotar estratégias de prevenção em tempo oportuno, como a vacinação, uma vez que a febre amarela pode levar a morte. A gente busca criar uma barreira para que as doenças dos animais não cheguem às pessoas. Assim, toda a comunidade fica mais protegida e saudável”, lembra Cristina.

O App é bem fácil de usar. É só fazer a foto e assinalar algumas informações disponíveis no próprio aplicativo. Não é preciso estar conectado à internet na hora de fazer o registro porque as informações são enviadas assim que o aparelho ficar estiver com área.

Baixe o aplicativo clicando aqui.

Notícia Anterior

LOTERIAS
Mega-Sena acumula de novo; três apostas de SC ganham bolada com Quina

Próxima Notícia

RECICLE
Troca de reciclável por Moeda Ouro Verde chega ao Jardim Esperança nesta quinta