Assim como indicavam as previsões e avisos, a tarde desta segunda-feira (11) foi de calor muito intenso em todas as regiões do estado. As temperaturas máximas chegaram a 39°C no Extremo Oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul; e variaram entre 31 e 36°C nas demais áreas.
Com todo esse calor algumas áreas de instabilidade se formaram entre o Meio-Oeste e os Planaltos e no Litoral Sul e provocaram pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Na terça-feira (13) a instabilidade aumenta em Santa Catarina, com a chegada de uma frente fria combinada ao forte calor, que chega aos 40º em alguma regiões. O tempo muda já no decorrer da manhã, com aumento de nuvens nas áreas de divisa com o RS.
A chuva e os temporais atingem todas as regiões entre a tarde e a noite, podendo ser volumosa em curto espaço de tempo, resultando em risco para alagamentos e enxurradas.
O risco é ALTO nas áreas em laranja e MODERADO nas em amarelo do mapa (abaixo) para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica.
A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado.
Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos. Fique atento aos alertas emitidos e enviados pela Defesa Civil e em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.