Os cinco candidatos à prefeitura de Canoinhas para as eleições de outubro de 2024 já formalizaram seus registros junto à Justiça Eleitoral e divulgaram seus planos de governo. Um ponto em comum entre todos os projetos apresentados, como mencionado em artigo anterior, é o foco na pavimentação asfáltica, tema de consenso entre os postulantes ao cargo.
Andrey Whatsko, do PT, defende a realização de obras de pavimentação nos bairros e o alargamento das vias rurais. Já Cleverton Durau, do PODEMOS, propõe buscar parcerias com os governos estadual e federal para a execução de novos projetos de pavimentação.
Juliana Maciel, candidata pelo PL, quer expandir o programa “Asfalta Canoinhas”, visando manter o ritmo de pavimentação tanto na área urbana quanto na rural. Ela também defende a criação de uma lei que incentive novas obras asfálticas.
Paulinho Basílio, do MDB, propõe a pavimentação de ruas perimetrais nos bairros, além da recuperação de vias urbanas e rurais. Ele também sugere a reconstrução e o alargamento de estradas no interior do município. Por sua vez, Samuel Lubke, do PRTB, tem como proposta pavimentar as vias urbanas e utilizar cascalho em estradas no interior.
Apesar do consenso sobre a pavimentação, algumas promessas dos candidatos claramente são consideradas inviáveis. Embora não sejam mencionadas na reportagem, para não prejudicar nenhum candidato, fica o alerta para que o eleitorado avalie cuidadosamente as propostas e a viabilidade de sua execução.
São muitos os candidatos que registram propostas às vezes impossíveis de serem executadas. O eleitor desavisado acredita e vota no candidato que, depois de eleito, ignora as propostas como se não as tivesse feito. Isso é enganar o eleitor.
Com o período eleitoral começando amanhã, dia 15 de agosto, e se estendendo até 30 de setembro, os eleitores terão a oportunidade de acompanhar as propostas de governo dos candidatos, além das prováveis polêmicas (popular tretas) que devem surgir ao longo da campanha.
Preliminar das propostas apresentadas:
Andrey Whatsko (PT) – Renova Canoinhas
- Não apontou nenhuma área como prioridade. Propõe um Gabinete Itinerante, possibilitando assim o atendimento pelo prefeito/vice e secretários, tanto na prefeitura como também nas localidades, distritos e bairros do município.
- Projetar a utilização de rótulas nas vias centrais da cidade, eliminado assim os semáforos.
- Interceder junto ao Governo Federal visando a ampliação do programa Minha Casa Minha Vida para diminuir o déficit habitacional, urbano e rural.
- Em parceria com o Governo Federal e Estadual, encaminhar projeto para a construção de um Hospital Regional na cidade de Canoinhas.
Cleverton Durau (PODEMOS) – Podmos Construir Uma Nova História Para Canoinhas
- Sua proposta de governo é que se preze por uma melhor gestão dos recursos públicos, promovendo uma maior transparência das ações e aproximando o governo junto a todos os munícipes.
- Extinguir a terceirização da UPA e promover a contratação direta de profissionais da saúde e transferir o atendimento pediátrico para Unidade Básica de Saúde Campo da Água Verde.
- Promover melhor atuação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, garantindo recursos para que o conselho possa desenvolver mais ações aos empreendedores do município.
- Construção de Moradias Populares: Ampliar programas de habitação social.
Juliana Maciel (PL) – O Trabalho Vai Continuar
- Elenca medidas já tomadas em sua gestão, como o retorno da credibilidade para Canoinhas, a redução do gasto com a folha de pagamento da prefeitura e a implantação do dobro de médicos nos postos de saúde.
- Manter sistemas de controle e transparência nas compras públicas, garantindo eficiência e evitando retrabalho, fraudes e desperdícios.
- Na infraestrutura, aponta que está fazendo o primeiro quilômetro de asfalto do interior e realizando o maior pacote de investimento em pavimentação que Canoinhas já teve.
- Quer garantir a manutenção dos avanços conquistados na saúde básica e de alta complexidade, como o pediatra na UPA 24H, médicos atendendo todos os dias nos distritos rurais e a ampliação de médicos nas unidades básicas de saúde.
- Construção de unidades habitacionais, através de recursos federais e estaduais.
Paulinho Basílio (MDB) – Amor Trabalho e Compromisso
- Apontou a Saúde como prioridade em sua gestão, melhorando o acesso aos serviços de saúde, ampliando e modernizando as unidades.
- Implementar medidas rigorosas de controle e fiscalização, promovendo a participação da sociedade nas decisões públicas e garantir que os recursos sejam aplicados de forma responsável e eficiente.
- Ampliar e fortalecer a parceria com o Hospital Santa Cruz, buscando oferecer serviços de referência regional na maternidade -UTI Neonatal, e buscar credenciamento de alta complexidade em áreas deficitárias na região.
- Implantação do Parque da Cidade•
- Buscar parcerias com o Governo Federal para novas moradias.
Samuel Lubke (PRTB)
- Apresentou ideias resumidas para seu governo, como aumentar o acesso ao transporte público, construção de mais postos de saúde, construção de edifício público com atrações com parcerias privadas e Saneamento básico.