DENGUE

Cras e Apae de Major Vieira são beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos

Avatar photo
Com a adesão fornecedores locais, os produtos adquiridos variam conforme a estação, incluindo frutas, verduras, hortaliças, pães, geleias e mel.

LEIA TAMBÉM

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), conduzido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família de Santa Catarina, está promovendo acesso a uma alimentação mais saudável para a rede socioassistencial de diversos municípios, incluindo Major Vieira, no Planalto Norte.

Na cidade, o programa beneficia usuários do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). De acordo com a assistente social Ana Carolina Rosa Pires, os alimentos adquiridos são utilizados pela Apae no preparo de refeições e, no Cras, montam-se kits de alimentos para distribuição às famílias atendidas.

“Com esses alimentos ainda beneficiamos integrantes de programas municipais como o Major Vieira Limpa e Solidária e o Operação Trabalho”, destaca Ana Carolina.

Em um recente edital, Major Vieira recebeu R$ 63.777,88 do programa – um valor superior ao de alguns municípios maiores devido à adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), o que contribuiu para o aumento da verba.

A assistente social Elza Marquatz complementa que o PAA tem contribuído significativamente para a segurança alimentar local. “O programa oferece uma diversidade alimentar às famílias, aumentando a segurança alimentar de nossa comunidade”, afirma Elza.

Com a adesão de 10 fornecedores locais, os produtos adquiridos variam conforme a estação, incluindo frutas, verduras, hortaliças, pães, geleias e mel. Produtos de municípios vizinhos, como o filé de peixe, também são comprados para complementar a oferta alimentar, desde que não estejam disponíveis em Major Vieira.

Maria Helena Zimmermann, secretária da SAS, reforça o impacto positivo do programa, que beneficia não só as famílias assistidas, mas também fortalece a agricultura familiar, importante em Santa Catarina. “Estamos felizes com a execução em 130 municípios, que estão garantindo uma alimentação mais saudável e apoiando os pequenos agricultores, essenciais para o nosso estado”, salienta.

VOCÊ VIU?