DENGUE

A importância da limpeza e armazenamento adequados da escova de dente

Avatar photo
A forma e o local onde guardar a escova de dentes merece atenção especial, para evitar o acúmulo de bactérias e microorganismos que são nocivos à saúde.

LEIA TAMBÉM

Um hábito muito comum entre a maioria das pessoas é deixar a escova de dentes exposta na pia do banheiro ou no boxe do chuveiro, locais característicos como úmidos. No entanto, essas pequenas ações podem trazer problemas para as cerdas e contribui para o acúmulo de uma quantidade considerável de bactérias e microorganismos nocivos. 

A escova dental é um item essencial para a nossa saúde bucal. No entanto, para que ela cumpra sua função de forma eficaz, é preciso mantê-la limpa e armazenada corretamente.

Como limpar a escova de dente corretamente?

  • Enxágue após cada uso: Após cada escovação, enxágue bem a escova de dente com água corrente para remover os restos de pasta dental, partículas de alimentos e outros resíduos.
  • Evite o compartilhamento: Cada membro da família deve ter sua própria escova de dente. Compartilhar escovas pode levar à transmissão de bactérias e doenças.
  • Limpeza profunda: Uma vez por semana, você pode realizar uma limpeza mais profunda da sua escova de dente. Uma opção é mergulhá-la em uma solução de água e bicarbonato de sódio por alguns minutos. Outra opção é utilizar vinagre branco.
    • Ainda, pode-se diluir uma colher (sopa) de água sanitária (com cloro ativo de 2,5%) em um litro de água. Mergulhe a escova de dente na solução por 10 minutos, enxague em água corrente e deixe-a secar.
  • Troque a escova regularmente: A recomendação geral é trocar a escova de dente a cada três meses ou antes, caso as cerdas estejam desgastadas.
    • Sem esquecer que o tipo de escova indicada para o público em geral é aquela que tem as cerdas macias e a cabeça pequena, o que possibilita o contato com áreas do dente que possam ser mais difíceis de serem higienizadas. Escovas com cerdas duras, por exemplo, podem passar a falsa ideia de que terão maior êxito na escovação, mas danificam a região gengival e os tecidos dentários, causando sensibilidade.

Como armazenar a escova de dente corretamente?

  • Local seco e arejado: O local ideal para armazenar a escova de dente é um local seco e arejado, como um porta-escovas. Evite locais úmidos, como dentro de armários fechados, pois a umidade favorece a proliferação de bactérias.
  • Posição vertical: A escova de dente deve ser armazenada na posição vertical, com as cerdas para cima. Isso permite que a água escorra e as cerdas sequem mais rapidamente.
  • Longe do vaso sanitário: Ao escovar os dentes, a tampa do vaso sanitário deve estar fechada. Ao dar descarga, partículas de coliformes fecais (fezes) podem ser lançadas no ar e contaminar a escova de dente. Por isso, mantenha a escova longe do vaso sanitário.

Dicas adicionais:

Não cubra a escova: Evite guardar a escova de dente em um estojo fechado, pois isso impede a circulação do ar e favorece o crescimento de bactérias.

Após doenças: Após doenças como gripe ou resfriado, é recomendado trocar a escova de dente para evitar a reinfecção.

Para que se tenha um sorriso bonito e saudável, é preciso escovar os dentes todos os dias após cada refeição e também uma última vez antes de dormir. Isso evita o acúmulo de placa bacteriana, que causa gengivite e cáries.

Se a gengivite não for tratada, pode avançar e atingir o osso que sustenta o dente (periodontite), causando a exposição da raiz do dente e mobilidade, podendo ocasionar a perda do dente. 

VOCÊ VIU?