festival

Papa Leão XIV pede que Israel e Irã se afastem de caminho que leve à guerra

Avatar photo
Em nota divulgada pelo Vaticano, o pontífice pede que ambos os países adotem como estratégia “responsabilidade e razão” .

LEIA TAMBÉM

O papa Leão XIV fez um apelo neste sábado (14) para que Israel e Irã se afastem de qualquer caminho que leve à guerra e que considerem o diálogo como alternativa para o bem comum. “Ninguém jamais deve ameaçar a existência do outro”, disse.

Em nota divulgada pelo Vaticano, o pontífice pede que ambos os países adotem como estratégia “responsabilidade e razão” e alerta que a situação se deteriorou seriamente ao longo dos últimos dias.

“Continuam chegando notícias que causam grande preocupação. A situação no Irã e em Israel se deteriorou gravemente e, em um momento tão delicado, desejo renovar veementemente um apelo à responsabilidade e à razão”, disse.

Leão XIV defendeu ainda que o compromisso de construir um mundo mais seguro, livre da ameaça nuclear, deve ser perseguido por meio de encontros respeitosos e do diálogo sincero, a fim de construir uma paz duradoura.

“É dever de todos os países apoiar a causa da paz, abrindo caminhos de reconciliação e promovendo soluções que garantam segurança e dignidade para todos”, concluiu o santo padre.

Ataques

Irã e Israel trocaram mísseis e ataques aéreos neste sábado (14), um dia após Israel lançar uma ampla ofensiva aérea contra seu antigo inimigo, matando comandantes e cientistas e bombardeando instalações nucleares, em uma tentativa declarada de impedir o país de construir uma arma atômica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou os ataques israelenses e alertou que algo muito pior poderá acontecer caso o Irã não aceite rapidamente a forte redução de seu programa nuclear, como exigido pelos EUA nas negociações que estavam previstas para retomar no domingo.

No entanto, com Israel afirmando que sua operação pode durar semanas e incitando o povo iraniano a se levantar contra seus governantes clericais islâmicos, aumentam os temores de uma escalada regional que envolva potências externas.