festival

Mutirão da Prefeitura de Canoinhas vai castrar e microchipar mais de 500 animais

Avatar photo
Iniciativa busca controlar a população animal, combater o abandono e garantir saúde pública, com prioridade para ONGs e famílias em situação de vulnerabilidade.

A Prefeitura de Canoinhas vai garantir a castração e microchipagem de 521 cães e gatos. Serão duas etapas.

A primeira fase está marcada para os dias 8 a 10 de agosto, na Praça da Rodoviária, e prevê a castração e microchipagem de cerca de 300 animais. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Essa é uma ação de saúde pública e proteção animal. Reduzir o número de animais abandonados nas ruas e garantir o controle populacional é uma responsabilidade do poder público, que assumimos com seriedade. Nós já castramos mais de 1.435 animais desde dezembro de 2022”, destaca a prefeita Juliana Maciel.

Dos 520 animais, 100 vagas serão destinadas às ONGs, que poderão levar animais que estejam em lares temporários e pertencentes às famílias em situação de vulnerabilidade social. As outras 200 vagas serão destinadas ao setor de Zoonoses e contemplarão apenas cães.

Para participar da fila de castração do Zoonoses, os interessados devem procurar diretamente o setor, que fica anexo à Unidade de Saúde do Campo d’Água Verde, ou informar seu agente comunitário de saúde para efetuar o cadastro.

A segunda etapa do mutirão está prevista para os dias 4 e 5 de outubro, com mais vagas sendo disponibilizadas para ampliar o alcance da ação.

A vice-prefeita Zenilda Lemos reforça a importância do cuidado com os animais: “castração é um ato de responsabilidade. Com planejamento e parcerias, estamos conseguindo atender famílias que não teriam condições de pagar pelo procedimento, cuidando dos animais e promovendo saúde para toda a comunidade”.