A Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol) promoveu, entre os dias 2 e 4 de setembro, o curso itinerante de Atendimento Pré-Hospitalar de Combate (APH-C) para policiais civis da região do Planalto Norte.
A capacitação, realizada na Delegacia Regional de Canoinhas, reuniu agentes das DRPs de Mafra, São Bento do Sul e Porto União com o objetivo de prepará-los para situações de emergência em confrontos.
O treinamento foi desenvolvido para habilitar os policiais a prestar os primeiros socorros em si mesmos, em colegas ou em civis feridos durante uma ocorrência.
As técnicas de APH-C são cruciais para estabilizar a vítima até a chegada de socorro médico especializado, aumentando significativamente as chances de sobrevivência.
Com uma metodologia que mesclou aulas teóricas, clínicas de habilidades práticas e exercícios simulados, o curso buscou criar um repertório de respostas rápidas e eficazes para os agentes.
A finalidade é que, sob a pressão de um cenário de combate real, os policiais possam acessar e aplicar as técnicas de forma quase instintiva, superando o estresse do momento para salvar vidas.
Entre os objetivos específicos da capacitação, os participantes aprenderam a identificar as diferentes fases do atendimento em combate, a manusear materiais dedicados a esse tipo de socorro e a aplicar os procedimentos corretos para cada situação de emergência.
Ao final do curso, todos os policiais participantes receberam equipamentos de APH-C, garantindo que estejam prontos para utilizar o conhecimento adquirido em suas atividades diárias.