tres_barras

refis

Conferência Estadual debate envelhecimento e direitos da pessoa idosa em SC

Avatar photo
Vicente Celestino Morais Bica irá representar Três Barras e os municípios do Planalto Norte na 6ª Conferência Nacional que deve acontecer em dezembro, em Brasília.

LEIA TAMBÉM

Quase 400 representantes de Santa Catarina, entre delegados e conselheiros, se reuniram na terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de setembro, no hotel Canto da Ilha, em Florianópolis, para participar da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. No evento, que tem como tema o “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação.”

Santa Catarina se destaca nacionalmente como o estado com a maior expectativa de vida do Brasil. “Vivemos, em média, mais do que os demais brasileiros. Isso é motivo de orgulho, mas também de compromisso. Atualmente temos 15,56% da população com mais de 60 anos e sabemos que em 2034, o número de pessoas idosas em nosso estado chegará aos 20% da nossa população. A tendência é inevitável: estamos nos tornando uma sociedade mais longeva. E isso exige preparo e ação”, enfatizou a Secretaria de Estado da Assistência Social.

A secretária citou ainda que em um esforço conjunto entre Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e Conselho do Idoso o Estado está aplicando os recursos do Fundo Estadual do Idoso que neste ano teve dois editais lançados totalizando R$ 50 milhões para financiar projetos que transformam a vida de milhares de idosos.

“O objetivo da conferência é promover a proposição de ações com enfoque no envelhecimento digno e saudável; além da identificação dos desafios do envelhecimento para a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa”, disse a vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina, Sabrina Mores.

Na conferência estadual foram eleitos 30 delegados para a nacional: 18 representantes da sociedade civil e 12 governamentais. Sendo uma vaga pleiteada através da sociedade civil, para o senhor Vicente Celestino Morais Bica, no qual irá defender a proposta e representar Município de Três Barras e os municípios do Planalto Norte Catarinense para participar da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa que deve acontecer de 16 a 19 de dezembro em Brasília no Distrito Federal.

Notícia Anterior

COMUNIDADE
Sábado, 18 de outubro, é dia de Feira de São Cristóvão em Três Barras

VOCÊ VIU?