O retorno do Hemosc a Canoinhas está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Nesta terça-feira (12), uma equipe técnica do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), através da Fundação de Apoio ao Hemosc (FAHECE), esteve no município para realizar uma visita de avaliação do espaço onde o posto deverá ser reaberto.
A vistoria no ambiente, que deve ficar dentro do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, foi acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde.
A vinda da equipe é um passo importante após o anúncio feito em setembro pelo governador Jorginho Mello durante as comemorações do aniversário de Canoinhas. Na ocasião, ele confirmou oficialmente que o Hemosc voltará a atender na cidade; uma conquista aguardada há anos pela população do Planalto Norte.
“Essa é uma demanda antiga dos canoinhenses. Desde que assumi a prefeitura, tenho buscado o apoio do Governo do Estado para que o cidadão possa voltar a doar sangue aqui mesmo, sem precisar se deslocar para outros municípios. Governador ouviu o nosso pedido e agora estamos trabalhando na reativação do posto”, destaca a prefeita Juliana Maciel.
O Hemosc funcionou em Canoinhas até 2017, quando foi desativado, gerando forte mobilização regional pela reabertura.
“A confirmação do retorno do Hemosc é uma demonstração de respeito com a nossa cidade e com toda a região. A visita técnica é mais um passo nessa caminhada que vem sendo construída com diálogo e persistência”, reforçou a prefeita.
De acordo com a Secretária de Saúde, Francieli da Costa Colla, estamos na etapa de planejamento para que as adequações ocorram o mais breve possível para a retomada do serviço.





