A Escola de Educação Básica Santa Cruz, de Canoinhas, promove todos os anos sua gincana pedagógica, pautada em temas de relevância social.
A equipe de coordenação da gincana na instituição é formada pelas professoras de Sociologia, Meguy Corrêa, e de Língua Portuguesa, Francisleine Alves, que contam com o apoio da equipe gestora nas atividades.
|  | 
| Alunos da escola com representantes da Apoca e doações da gincana pedagógica – Foto: Sergio Reixeira/ADR Canoinhas | 
Todos os anos são criados projetos com tarefas sobre os temas em questão, de forma que todas as turmas da escola, orientadas pelos professores regentes participem. 
Neste ano, o tema escolhido foi a Filantropia, que é a atitude de ajudar instituições e pessoas que se encontram em situação de necessidade. 
O tema desse ano foi idealizado pela aluna Giovana Kosak Bossi, do 2º ano do Ensino Médio – Educação Geral.
A gincana é realizada desde o início do ano letivo, com diversas etapas, e segue até o final do ano.
No próximo mês será realizado com os alunos um quizz, com temas importantes e atuais sobre diversos assuntos de relevância social.
Dentre as diversas tarefas propostas desde o início da gincana, teve a coleta de donativos, que envolveu alunos, professores e comunidade.
Os itens arrecadados pelos jovens foram destinados à instituições e projetos filantrópicos ativos em Canoinhas. 
As entidades que estão recebendo as doações neste ano são: APOCA, Casa Mater, Rede Feminina de Combate ao Câncer, ONG Anjo de Patas, Grupo Resgate Canoinhas, e a turma do “Sopão da Madrugada”.
A direção da escola também agradece a colaboração dos supermercados da cidade, que abriram as portas para os alunos coletarem os itens para as instituições.
 
			




