Optometria da UnC integra Programa Saúde na Escola em Canoinhas

Docentes e acadêmicos do Curso de Optometria aplicaram testes visuais nos escolares. Foto/Divulgação

O Curso de Optometria da Unc foi convidado pela Secretaria de Saúde e Educação do Município de Canoinhas para integrar a equipe do Programa Saúde na Escola.

O evento tem como objetivo a conjugação de esforços visando à promoção e atenção à saúde e de prevenção de doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares do Programa Saúde na Escola. 

As ações foram realizadas no Grupo Escolar Municipal Professora Xeila Elisabete Cornelsen, no dia 16 de maio, com a participação de uma equipe de enfermeiros, professores, agentes comunitários de saúde, docentes e acadêmicos do Curso de Optometria.

Os docentes e acadêmicos aplicaram testes visuais nos escolares articulando conteúdos da Optometria Pediátrica I, Optometria V e Bioestatística, ambas da 5ª fase, ministradas, respectivamente, pela Prof. Suellen Cristine Haensch, Paulo Bohaienko e Marisa Knop. 

A articulação das disciplinas em questão promoveu aos acadêmicos a experiência de integrar conteúdos específicos teóricos na prática e análise dos dados obtidos para posterior produção do conhecimento adquirido.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Canoinhas, através da Equipe de Saúde da Família (ESF) 002 do Campo d´Agua Verde o Programa Saúde na Escola (PSE), ocorre por meio da interação da saúde com a educação, unindo as Equipes de Saúde da Atenção Básica com os educandos e educadores. 

O município de Canoinhas aderiu ao clico do PSE 2019 e está atuando em 9 estabelecimentos de ensino com as equipes do ESF. Durante o ano estão programadas diversas ações a fim de cumprir com os objetivos do programa.
Total
0
Shares