cursos

bom_apetite_canoinhas

Inclusão: Corpo de Bombeiros lança aplicativo para surdos pedir ajuda em casos de emergência

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

A ferramenta é para uso exclusivo dos surdos. Imagem: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Hoje é um dia especial para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Primeiro pelo aniversário da corporação, que há 93 anos constrói uma sociedade mais segura, e depois, porque nesta quinta-feira (26), a corporação lançou um aplicativo que permite a surdos pedir ajuda em casos de emergência.

É a primeira do Brasil a ter uma forma de acionamento de socorro para os surdos.

O \”SOS Surdo\” foi apresentada no Complexo Administrativo da Segurança Pública, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (26), no Dia Nacional do Surdo. O governador Carlos Moisés acompanhou a apresentação da ferramenta.

Pelo aplicativo, o usuário pode selecionar a ocorrência que deseja ser atendida e acionar a equipe. As informações estão disponíveis em textos e vídeos, gravados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A ferramenta é para uso exclusivo dos surdos, que devem preencher um cadastro ao abrirem o aplicativo pela primeira vez, informando os dados pessoais, contato e endereço.

O app também possui reconhecimento da localização do usuário. Para evitar trotes e garantir a autenticidade de quem usa é preciso incluir fotos de documentos oficiais, além de uma imagem do usuário com o documento em mãos.

A ferramenta foi desenvolvida em software livre, com código aberto, o que permite que outras corporações possam utilizá-lo e irá ser disponibilizado para o sistema IOS e Android.

O aplicativo começou a ser desenvolvido pela Divisão de Tecnologia da Informação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em 2016. 

Foi desenvolvido em parceria com a comunidade surda catarinense, que ajudou a corporação a chegar na versão final.