fesmate

telemedicina

Fake News: Não é verdade que o culpado pela morte de Leonardo Klauberg está preso

Avatar photo
A Divisão de Investigação Criminal de Canoinhas segue intensamente com as investigações para elucidar o crime brutal ocorrido em nosso município. Foto: Redes Sociais/Reprodução

As fake news têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam a informação sem confirmar se é verdade seu conteúdo, e normalmente tem a intenção de destruir a reputação de uma pessoa.

Uma dessas fake news está sendo espalhada em Canoinhas, em Redes Sociais como o WhatsApp, Twitter e Instagram.

Elas atribuem, a um um adolescente, a sua prisão pelo crime de homicídio contra o jovem Leonardo Klauberg, ocorrido na última semana.

Ainda não se sabe quem começou a espalhar a falsa notícia. O fato é que a imagem de um jovem foi retirada de seu perfil no Facebook e a ele imputada uma caluniosa acusação, que viralizou nas Redes Sociais, fazendo com que a família, e o próprio jovem, estejam passando por situações constrangedoras, respondendo a telefonemas e mensagens.

A Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas informou que segue investigando o caso mas até o momento ninguém foi preso, muito menos o jovem ao qual estão sendo atribuídas as acusações.

Por telefone, a mãe do jovem alvo das calúnias, falou com o Canoinhas Online:

Não sabemos quem começou essa história. Se pegaram a foto de meu filho aleatoriamente ou com o propósito de tentar caluniá-lo. De qualquer maneira, isso é monstruoso. A Polícia já disse que a informação é falsa e nenhum site de notícias ou a própria polícia publicou notícia oficial a respeito. As pessoas que fizeram isso e estão compartilhando parecem não se importar com a dor da família do jovem Leonardo, que certamente espera que o verdadeiro criminoso, ou criminosos, paguem pelo que fizeram, e nem sem importaram com a minha dor ao ver o que estão fazendo com meu filho.

De qualquer maneira, providências serão tomadas. Sabemos que a falsa imputação de crime pode trazer danos irreparáveis para quem é acusado. Os responsáveis responderão por isso. Nesse momento, apesar de tudo, me solidarizo com a mãe do jovem Leornado. Que Deus lhe dê forças para superar esse momento e que ela acredite na justiça, quem cometeu esse crime brutal irá pagar — finalizou a mãe do adolescente.

Lembramos aqui que a Calúnia (imputação falsa de um fato criminoso a alguém) é crime contra a honra e está previsto no Código Penal.

Espalhar a calúnia, sabendo de sua falsidade, também é crime (art. 138, § 1º do Código Penal).

Por isso, é sempre bom ter isto em mente: a produção e o compartilhamento de notícias falsas são crimes no Brasil e as penas podem chegar a quase 3 anos.

Quando houver a verdadeira a prisão de suspeitos, a mídia será informada através de nota oficial e será publicado em todos os veículos de comunicação, visto que foi um caso que chocou a região.
Não compartilhe Fake News! 

Notícia Anterior

Temporal com granizo em Canoinhas trouxe prejuízos a residências e agricultores da região

Próxima Notícia

Motoristas ficam encarcerados em grave colisão frontal na BR-280 em Mafra