telemedicina

Gato causa curto circuito em sistema e deixa três cidades sem luz, em SC

Avatar photo

Sem saber o que causou o problema, a equipe no local começou a desmontar toda a estrutura, até que encontraram o animal morto.

Um gato que conseguiu passar pelo sistema de proteção da subestação Itajaí Fazenda causou a falta de luz que afetou a cidade, Balneário Camboriú e Camboriú na noite de terça-feira (19).

De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a entrada do animal na subestação causou um curto-circuito que desarmou o sistema, medida que ocorre para que mais locais não sejam afetados. A energia foi totalmente restabelecida à 1h.

O gerente do Núcleo Leste da Celesc, contou que \”às 20h a gente viu que a nossa subestação toda cair a energia. Em torno de 55 mil consumidores ficaram sem luz. Nossos técnicos chegaram lá e começaram a ir atrás do defeito, tentar fazer manobras para restabelecer a energia\”.

Sem saber o que causou o problema, a equipe no local começou a desmontar toda a estrutura. \”Chegou a vir gente de Florianópolis para cá. Acabei descobrindo que foi um gato por volta da 0h\”, disse o gerente. O animal morreu eletrocutado.

O gerente explicou que o sistema desarma para evitar que transformadores maiores queimem. \”Daí levaria de três a quatro dias até fazer a troca\”, disse. 

A subestação é cercada por um muro de 3 metros de altura e com arame de concertina, para justamente evitar a entrada de pessoas ou animais que possam prejudicar o funcionamento do sistema. Infelizmente o gatinho conseguiu burlar a barreira e acabou morrendo.
Notícia Anterior

Assaltantes que explodiram caixa eletrônico em Três Barras e atiraram contra policias vão a júri em Itajaí

Próxima Notícia

Operação Mata Atlântica: degradação na região de Canoinhas resulta em multas de mais de meio milhão de reais