cursos

sementes_tabaco

bom_apetite_canoinhas

Gato-mourisco é flagrado passeando em área de reflorestamento em Santa Cecília

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Gato-mourisco não é um felino comum de ser encontrado no estado. Foto: Associação Catarinense de Empresas Florestais/Divulgação
No último domingo (3), um gato-mourisco foi flagrado passeando por uma área de reflorestamento localizada em Santa Cecília, na serra catarinense, na região da Fazenda Vila Operária.
O Jaguarundi, nome oficial do gato-mourisco, estava em meio a uma floresta de Pinus mantida por uma empresa de reflorestamento que faz o monitoramento das espécies animais e vegetais da região.
O registro foi feito por uma câmera armadilha – equipamento utilizado para fotografar espécies com a menor interferência humana possível.
De acordo com o engenheiro florestal e diretor executivo da Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), Mauro Murara Jr., foi o primeiro registro dessa espécie no local. 
Ele explica que não é um felino comum de ser encontrado no estado.
—É um indicador ambiental. Onde encontramos felinos, de qualquer porte, indica que a área tem uma relação boa com a fauna local. Principalmente felinos, que se movimentam bastante — diz. 
A Polícia Militar Ambiental de Lages foi notificada da aparição da espécie, cujo nome científico é Puma yagouaroundi. 
Em 2018, um puma também foi flagrado passeando na mesma floresta. Pelo menos seis espécies de felinos diferentes já foram vistas nas áreas reflorestadas acompanhadas pela ACR, segundo Murara Jr. Entre Campo Alegre e Porto União, e na Serra Catarinense, de Santa Cecília até Lages – na região mais próxima ao Rio Grande do Sul.