Maria Bertília Oss Giacomelli recebe Título de Cidadã Honorária de Canoinhas

Maria Bertília, que é natural do Rio Grande do Sul, destacou que fez de Canoinhas seu lar e que encontrou no município o acolhimento e solidariedade necessários para trabalhar pela educação. Foto: Assessoria

Na terça-feira (10), em sessão solene na Câmara de Vereadores do Município de Canoinhas, ocorreu a entrega do título de Cidadã Honorária de Canoinhas à Diretora Geral do IFSC Câmpus Canoinhas, Maria Bertília Oss Giacomelli.

A história da instalação do IFSC no município tem uma relação direta com a dedicação, o desempenho e o entusiasmo da professora Maria Bertília.

\”Uma entusiasta que, juntamente com uma equipe extremamente qualificada, implantou o Ensino Técnico e Superior, gratuito e de qualidade no município de Canoinhas, sendo referência positiva no Estado e no país\”, assim a descreve o vereador Coronel Mário Erzinger, autor do Projeto de Resolução e que foi aprovado por unanimidade em outubro último.

Cidadania honorária:  é um título entregue a uma pessoa importante, por sua contribuição pelo desenvolvimento local. A pessoa homenageada passa a ser conterrânea da terra natal, mesmo que não tenha nascido ou não resida no local que lhe agraciou com a honraria.

A entrega da premiação vem no período em que se completam 10 anos da chegada de Maria Bertília ao município, com a missão de expandir o Instituto Federal de Santa Catarina, implantando o Câmpus Canoinhas, a primeira instituição federal de educação superior gratuita do Planalto Norte catarinense.

Desde sua inauguração o IFSC Câmpus Canoinhas se expandiu e hoje oferece mais de 10 cursos, gratuitos e de qualidade, em diferentes níveis de ensino e áreas do conhecimento.

Igualmente, a instituição se tornou presente na sociedade de Canoinhas e região com projetos de pesquisa e extensão, que beneficiam públicos os mais diversos, tornando o câmpus um dos maiores da rede do IFSC.

Maria Bertília com amigos, alunos e servidores do IFSC Câmpus Canoinhas. Foto: Divulgaçã

Nos discursos laudatórios, o vereador Mário Renato e demais vereadores destacaram as contribuições que o IFSC Câmpus Canoinhas proporcionou ao município.

Vice-prefeito, Renato Jardel Gurtinski, falou da satisfação de fazer parte de sessões solenes que homenageiam pessoas que contribuíram em nossa cidade,\” muitos que estudaram no IFSC hoje com certeza fazem a diferença no município. A maior homenagem que o município pode conceder é dizer que você é filha da nossa terra”.

Também usaram a tribuna para discursar em homenagem a Professora Doutora Maria Bertília, a servidora do IFSC Câmpus Canoinhas, Juliane Bubniak Ortiz da Boa Ventura, que destacou a \”coragem, iniciativa e perseverança diárias da diretora que possibilitaram ao IFSC brotar e criar raízes no município\”, e estudantes que destacaram o acolhimento e carinho de Bertília que se fazem sentir no dia-a-dia da instituição.

Em seu discurso, Maria Bertília, que é natural de Santa Maria, Rio Grande do Sul, destacou que fez de Canoinhas seu lar e que encontrou no município o acolhimento e solidariedade necessários para seguir trabalhando pela educação.

Lembrando as palavras de Paulo Freire, destacou que \”a educação é um ato de amor que exige coragem\” e fez alusão ao comprometimento da comunidade canoinhense, que dedicou esforços ao sucesso da instituição. Ao encerrar seu discurso, disse estar feliz pela luta travada em defesa da educação pública.

As homenagens incluíram a apresentação musical da Litte Boat City Band, banda do Câmpus Canoinhas, e a leitura de um poema dedicado à professora gestora.

Servidores do IFSC também se fizeram presentes na solenidade, homenageando Maria Bertília que, em sua trajetória, transformou vidas em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.

Total
0
Shares