O ato de coragem e preparo técnico demonstrado por bombeiros militares no resgate de uma pessoa nas correntezas do Rio Canoinhas resultou em uma homenagem na Câmara de Vereadores.

Na noite da última segunda-feira (11), durante Sessão Ordinária, os vereadores de Canoinhas aprovaram por unanimidade um Requerimento solicitando o envio de Moção de Parabenização ao Soldado Eduardo Dambroski e a toda a equipe envolvida.
O ato de bravura ocorreu quando o Soldado Dambroski não hesitou em mergulhar nas águas do rio Canoinhas para salvar a pessoa que se afogava, sendo arrastada pela correnteza, conforme noticiado na última semana.
“Reconhecer o heroísmo desses profissionais é reconhecer o valor da vida e o papel essencial que desempenham para a sociedade”, afirmaram os vereadores durante a votação, destacando que ações como esta reforçam o compromisso das forças de segurança em proteger vidas, muitas vezes, arriscando a própria integridade física.
Equipe reconhecida
A Moção de Parabenização estendeu o reconhecimento a todos os profissionais que atuaram de forma exemplar e coordenada na operação de resgate.
Foram homenageados:
- Soldado Eduardo Dambroski (pela coragem no resgate aquático);
- Operadores do COBOM 193: Soldado Lucas Machado Santiago Silva e Bombeiro Comunitário Laurisino Antonio Batista Junior;
- Demais integrantes da equipe de apoio ao resgate: Bombeiro Civil Profissional Rodrigo dos Santos, Bombeiro Comunitário Gabriel Iachitzki Kowalski, Sargento Marcos, Soldado Oliveira, Cabo Joni e Bombeiro Comunitário José.
Discussão sobre Excesso de Zelo
Durante a sessão, o Vereador André Flenik, que também é Bombeiro Civil Profissional, aproveitou para elogiar a ação dos colegas e detalhar a operação desencadeada dias antes após um falso comunicado sobre a queda de um helicóptero em Taunay.
Flenik relatou que, ao receberem a informação, os bombeiros seguiram todos os procedimentos corretos, acionando órgãos oficiais como a Anac e utilizando drones para verificar a área, mesmo com a confirmação visual de queda tendo sido dada por apenas uma testemunha.
O vereador defendeu a atuação cautelosa da equipe, afirmando ser “melhor errar pelo excesso de zelo do que colocar uma vida em risco”.
Ele encerrou seu pronunciamento alertando sobre a circulação de fotos falsas nas redes sociais que atrapalharam o trabalho dos bombeiros e agradeceu o empenho das equipes.





