Ao menos 30 residências foram atingidas pela força de um temporal acompanhado por ventos intensos no início da tarde desta quarta-feira (4), em Canoinhas, no Planalto Norte catarinense.
A tempestade provocou a queda de árvores de grande porte em praças, bairros e trechos rodoviários, além de causar danos na infraestrutura de unidades escolares do município.
As rajadas de vento resultaram em estragos generalizados pela cidade. Na Praça Lauro Müller, uma árvore de grande porte caiu nas proximidades do ponto de táxi, interditando parte da área.

Na rua Três de Maio, em frente à antiga sede do jornal Correio do Norte, árvores da pracinha do Contestado foram arrancadas. Registros de quedas também foram contabilizados no distrito do Campo d’Água Verde (na sede do Mokva) e ao longo da BR-280, exigindo atenção redobrada dos motoristas.
No bairro Jardim Esperança, o Corpo de Bombeiros atendeu chamados na rua Rodolfo Scheide e registros de destelhamento na rua Emílio Scholtz por volta das 14h.
Escolas atingidas e aulas presenciais suspensas
O vendaval causou prejuízos estruturais na rede de ensino. Dois Centros de Educação Infantil (CEIs) do município sofreram avarias, assim como a Escola de Educação Básica Santa Cruz (Cesc), pertencente à rede estadual. Em frente ao Cesc, o vento arrancou telhas e derrubou diversas árvores perto da capelinha histórica.

Diante dos estragos e da manutenção do alerta vermelho emitido pelo órgão estadual, a prefeita Zenilda Lemos confirmou que as atividades presenciais na rede municipal continuarão suspensas nesta quinta-feira (5), com os estudantes mantendo as aulas no formato remoto. “Estamos acompanhando a situação e tomando as medidas necessárias para proteger as pessoas. A segurança dos estudantes, das famílias e dos profissionais da educação é nossa prioridade”, pontuou a prefeita.
Mobilização da Defesa Civil e alerta de novas chuvas
As equipes da Defesa Civil municipal, do Detracan, de secretarias municipais, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar seguem mobilizadas no atendimento às famílias atingidas e na entrega de lonas para a proteção provisória dos imóveis destelhados.
O coordenador da Defesa Civil de Canoinhas, Adilson Bueno, reforçou o pedido de cautela à população diante da instabilidade meteorológica. “Temos previsão de mais chuva para Canoinhas, com possibilidade de novos temporais durante a madrugada desta quinta-feira e também ao longo do dia. Nossas equipes seguem mobilizadas para atender as ocorrências e prestar apoio às famílias atingidas”, alertou Bueno, orientando os moradores a evitarem áreas próximas a estruturas danificadas ou árvores.

























