Eles ficaram ilhados após um aumento repentino do nível do rio. Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação |
Seis pessoas e um cachorro precisaram ser resgatados pelos bombeiros após uma cabeça d’água atingir o Rio Monte Crista em Garuva, no Norte catarinense. O caso aconteceu na tarde de sábado (4), por volta das 14h30. Ninguém ficou ferido.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Garuva, eles teriam ficado ilhados após um aumento repentino do nível do rio em aproximadamente 50 metros de largura, resultando em uma forte correnteza.
Entre as vítimas estavam dois homens, duas mulheres e dois adolescentes. O resgate foi feito após duas das vítimas apresentarem sinais de hipotermia, segundo os bombeiros.
O fenômeno cabeça d’água acontece quando há aumento rápido e repentino do nível do rio por conta da chuva nas cabeceiras.
Outro caso
Na última quarta-feira (1°), outras nove pessoas precisaram de resgate após uma cabeça d’água atingir a cachoeira Cobrinha de Ouro, em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis.
Vítimas foram resgatadas pelos bombeiros após cabeça d’água em cachoeira — Foto: Arcanjo/ Divulgação |
A equipe do Grupamento de Operações Aéreas do Helicóptero Arcanjo prestou atendimento para seis pessoas que ficaram em uma pedra. Outras pessoas foram ajudadas pelos bombeiros para atravessar o rio em segurança, em direção à saída da cachoeira.
Em Minas Gerais, também no dia 1º, pai, mãe e filha morreram afogados após cabeça d’água atingir cachoeira onde eles estavam.