Moradores se reuniram em frente à prefeitura procurando entender o que aconteceu. Foto: Soldado Gaspar/Divulgação |
Os moradores do pequeno município de Imbuia, com cerca de 6 mil habitantes, no Alto Vale do Itajaí, estão chocados com o assassinato do prefeito, João Schwambach (MDB), de 59 anos, próximo ao prédio da prefeitura municipal. O crime aconteceu no final do expediente de quarta-feira (8).
De acordo com informações iniciais da Polícia Civil, Schwambach foi atingido por dois tiros no peito e que a pessoa que fez os disparos tentou suicídio em seguida.
A PM, que foi acionada às 18h45, informou que populares ouviram dois estampidos de tiro nas imediações, por volta das 18h, e logo depois encontraram o prefeito caído, já sem sinais vitais.
Prefeito de Imbuia, João Schwambach, tinha 59 anos. Foto: Divulgação/Prefeitura de Imbuia |
Nas imagens é possível ver que o prefeito se vira em direção ao EcoSport, como se tivesse sido chamado pelo motorista. Neste momento, é atingido pelos disparos.
Pouco depois, o suposto autor dos disparos foi encontrado com um ferimento de tiro na cabeça. Ele foi socorrido pelo filho até o hospital de Ituporanga, cidade vizinha.
O secretário de Administração, Fazenda e Planejamento de Imbuia, Neri Fermino, falou que o clima em Imbuia é de perplexidade. Os moradores estão chocados. \”A cidade está parada, procurando entender o que aconteceu\”.
Discussão por causa de estrada
À polícia, testemunhas informaram que o prefeito de Imbuia previa um alargamento da estrada que dá acesso à comunidade Bracatinga. Porém, para realizar a ação, alguns eucaliptos da propriedade que pertence ao principal suspeito do assassinato teriam que ser derrubados.
O assunto foi debatido na manhã de quarta, ainda conforme a polícia, o que teria motivado uma severa discussão entre os dois homens e resultado no homicídio no final do dia.
A cidade vive um momento de luto e preocupação. Por volta das 20h, estimava-se que mais de 1 mil pessoas já tinham chegado em frente à prefeitura de Imbuia, em busca de respostas do aconteceu com o prefeito.
João Schwambach (MDB) foi eleito em 2016 com 56,85% dos votos. Era produtor de cebola na localidade de Campo das Flores, no interior do município. Foi vereador e vice-prefeito duas vezes antes de se eleger prefeito.