Sensação de calor ou sensação térmica é a temperatura aparente sentida pela pele exposta. |
A aproximação de uma frente fria favoreceu temperaturas elevadas no período da tarde desta terça-feira no estado de Santa Catarina.
O calor em Joinville e Jaraguá do Sul chegou a índices recordes em 2020. Em Joinville, o termômetro marcou 37º, mas o índice de calor (sensação térmica) chegou a 49ºC durante a tarde, segundo os registros do Epagri/Ciram.
O índice de calor – sensação térmica – é uma forma de medir o desconforto causado pela temperatura levando em conta a umidade relativa do ar.
A meteorologista Marilene de Lima, do Epagri/ Ciram, explica que a temperatura alta combinada à umidade relativa do ar alta levam a esta sensação, que é diferente da temperatura.
Jaraguá do Sul \”castigou\” ainda mais os moradores: a sensação percebida por quem caminhava ao ar livre era de 59ºC.
Por volta das 16 horas, a temperatura em Jaraguá ainda era de 37ºC, com índice de calor de 51ºC.
Nesta terça-feira, por exemplo, a umidade relativa na hora das temperaturas mais altas estava em 72% em Joinville e em 61% em Jaraguá do Sul.
Porto União, no Planalto Norte, por exemplo, não tinha uma temperatura muito diferente de Joinville (chegou a 34ºC), mas a umidade relativa do ar era de 52%, fazedo com que a \”sensação\” de calor não fosse muito diferente da marcadas nas estações meteorológicas.
Para quarta-feira (19), a previsão é de variação de nuvens em SC, com chuva por alguns momentos no decorrer do dia no Planalto e no Litoral, especialmente ao norte de Laguna.
No Oeste e Meio Oeste muitas nuvens pela manhã e pancadas isolada de chuva com trovoadas na tarde e noite.
Temperatura estará em elevação, mais alta no oeste do estado.
NSC TOTAL