Quadrilha já era investigada por assalto a bancos e ônibus de sacoleiros. Foto: PRF/Divulgação |
Uma operação conjunta na manhã deste domingo (15), no Vale do Itajaí, prendeu uma quadrilha especializada em assaltos a banco sob a modalidade de “Novo Cangaço” e assaltos a excursões de comerciantes, do Paraná e Santa Catarina.
Três homens foram presos e um morreu em confronto. Grande quantidade de armamento foi apreendida.
NOVO CANGAÇO: crime organizado passou a direcionar suas ações às cidades interioranas, especificamente com foco nas instituições financeiras e comerciais das cidades, fazendo surgir a modalidade criminosa denominada novo cangaço.
Armamento e munição de grosso calibre foram encontrados em uma residência em Blumenau. Foto: PRF/Divulgação |
O armamento estava em uma casa no bairro Testo Salto, em Blumenau. Ali foram apreendidos seis (06) fuzis, diversas munições de “grosso calibre”, inclusive de calibre .50, coletes balísticos, explosivos (dinamite), uma pistola, revólver e grande quantidade em dinheiro.
Muita munição foi encontrada de posse da quadrilha. Foto: PRF/Divulgação |
Acredita-se que outro grande roubo foi evitado, uma vez que os criminosos estavam se articulando nos últimos dias e o grande arsenal foi encontrado em prontas condições de uso, com carregadores municiados e armas já carregadas.
A ação é resultado de uma grande investigação de inteligência conjunta centralizada pelo GAECO e que envolveu esforços de todas forças de segurança envolvidas nas apurações realizadas em Santa Catarina e no Paraná.
Quadrilha semelhante, denominada \”novo cangaço\”, foi desarticulada no início de fevereiro em Santa Cecília (SC), que planejava assalto a banco no município. Seis foram presos e dois morreram em confronto com a polícia.