Santa Catarina vive surto de sarampo: Três Barras e Porto União já registraram casos este ano

O sarampo é uma doença contagiosa que aparece com febre alta e manchas vermelhas no corpo, causada pelo vírus Morbillivirus e que pode levar à morte.

Com atenção voltada para casos de coronavírus, a população esquece que enfrentamos outras doenças, também sérias no Estado: febre amarela, sarampo e dengue.

Quanto ao sarampo, a Dive-SC considera que o estado vive um surto da doença desde julho de 2019. No ano passado, Santa Catarina teve 298 casos confirmados de sarampo.

Conforme boletim divulgado na tarde desta quarta-feira (4) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC),  número de casos confirmados de sarampo no estado subiu para 62 em 2020.

No relatório passado, de 14 de fevereiro, eram 47. A campanha de vacinação contra a doença vai até 13 de março.

São investigados outros 57 casos suspeitos. Os pacientes confirmados são moradores das seguintes cidades:

Joinville – 18 casos
Florianópolis – 25 casos
Porto União – 6 casos
Jaraguá do Sul – 2 casos
Blumenau – 2 casos
Schroeder – 2 casos
São José – 2 casos
Três Barras – 1 caso
Itá – 1 caso
Guaramirim – 1 caso
Maravilha – 1 caso
Videira – 1 caso

O sarampo uma doença respiratória que pode causar complicações, como pneumonia, e, em casos mais graves, levar à morte. Até 24 de outubro de 2019, o Brasil registrou 14 mortes por sarampo.

Procure uma Unidade de Saúde em sua cidade para vacinação.
Mesmo que você já tenha tomado anteriormente não traz nenhum risco à saúde. Então, se você não lembra se já tomou ou não, é melhor repetir a dose do que ficar sem proteção.

Total
0
Shares