cursos

bom_apetite_canoinhas

Chás, homeopatia e “garrafadas” tem eficácia contra o novo coronavírus?

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Remédios naturais não tem comprovação científica no combate ao coronavírus.

A Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina (DIVS) alerta e orienta a população sobre a prática de utilização de produtos com indicação terapêutica para prevenção e/ou tratamento do novo coronavírus – Covid-19.

Não existe nenhum medicamento ou produto, como chás, homeopatia, tinturas, “garrafadas”, manipulados, dentre outros, com comprovação científica de eficácia contra o novo coronavírus.

Orienta-se que não sejam utilizados produtos para esta finalidade, bem como que os municípios não incentivem o uso destes pela população.

Destaca-se ainda que o uso coletivo de frascos conta-gotas ou semelhantes é desaconselhado, pois oferece risco de transmissão viral.

Para evitar a propagação do vírus, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina orienta medidas comportamentais (não farmacológicas) de forma a reduzir a transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV2).

Isso significa minimizar o contato próximo entre as pessoas antes e durante o pico da pandemia, utilizar máscaras e lavar as mãos frequentemente.

Aposte em uma alimentação saudável para proteger seu organismo contra contra a ação de vírus e bactérias.

O que a população pode, e deve fazer, é fortalecer o sistema imunológico. Uma alimentação saudável, rica em nutrientes, ajuda a manter o organismo mais resistente e protegido contra doenças. Sempre que possível consuma frutas, verduras e legumes, evitando alimentos industrializados.

Dê preferência aos alimentos que estão em época de colheita na sua região. Muitos desses alimentos são livres de agrotóxicos ou são produzidos de maneira que protege muito mais o nosso corpo e também o meio ambiente.

Agora temos a época de frutas cítricas e legumes como tomate, abóbora e chuchu, que são fontes excelentes de vitamina A e vitamina C, que têm ação antioxidante.

Essa ação antioxidante, presente principalmente nas frutas e nos legumes, protege o organismo contra a ação de vírus e bactérias, assim como de outras doenças.