festival

Policial que mora em Canoinhas salva vida de bebê de 5 dias, em São Mateus do Sul

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Foto: Polícia Militar/Divulgação

A soldado PM Eliane Kieski Szczerbowski, moradora de Canoinhas e lotada na 3°Cia do 27°BPM em São Mateus do Sul (PR), passou por momentos angustiantes mas com final feliz e sensação de dever cumprido, na noite de quarta-feira (15).

Eram por volta das 23h quando uma guarnição da PM realizava serviço de patrulhamento pelo bairro Vila America, em São Mateus do Sul, e recebeu instruções do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), referente a um recém nascido que havia se afogado com o leite e não estava conseguindo respirar.

Foram passadas as instruções das manobras a serem realizadas por telefone, mas o bebê não reagia.

A equipe policial estava próxima e deslocou-se até a residência, encontrando a criança sem responder às manobras realizadas pelos pais e por uma enfermeira vizinha.

Eliane então iniciou a técnica de tapotagem, com muita insistência, até que o bebê voltou a respirar, mas com muita dificuldade.

Iniciaram então rapidamente o deslocamento para o Pronto Atendimento na viatura, e no trajeto o bebê parou de respirar novamente. 
A soldado Eliane realizou uma leve manobra de sucção, e uma ventilação de emergência, liberando as vias aéreas e permitindo a respiração normal da criança. 
No Pronto Atendimento, uma equipe recebeu o recém-nascido sendo que ele já se encontrava bem.

Em entrevista à radio Uniguaçu FM,  a soldado agradeceu a Deus por ter colocado a equipe PM, naquele momento, para salvar a vida daquela criança: \”Fico emocionada de contar essa história porque foi por Deus mesmo. Ainda bem que deu tudo certo\”, afirmou Eliane.

Essa não é a primeira vez que a policial militar salvou uma vida. Em outubro de 2019, Eliane estava de plantão na central de emergência da PM, quando recebeu a ligação da mãe de um bebê de um mês,  que havia se engasgado. 

Por telefone, a soldado Eliane Kieski Szczerbowski,  conseguiu ajudar a mãe com passo a passo do procedimento correto para desafogar e salvar a vida da criança.

Em nota, o 27º BPM de União da Vitória destacou que \”Fica evidenciada a importância que os procedimentos adotados pelos policiais militares tiveram para garantir a vida do recém nascido\”.