bom_apetite_canoinhas

iptu_2024_canoinhas

Prefeituras que fraudavam licitações há 8 anos são investigadas no sul catarinense

Avatar photo

O foco principal dos suspeitos eram editais de peças e serviços para tratores e outras máquinas pesadas. Foto: Divulgação / Polícia Civil

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada no Combate à Corrupção, cumpriu cinco mandados de prisão temporária e sete ordens de busca e apreensão nesta terça-feira (25), no sul do estado.

A investigação foi iniciada no mês de maio e identificou indícios de formação de associação criminosa atuando há pelo menos oito anos para fraudar licitações nas cidades de Treze de Maio e Armazém.
Até o momento, a Polícia Civil identificou 42 processos licitatórios sob suspeita, com valores não corrigidos que superam R$ 4 milhões. O foco principal dos suspeitos eram editais de peças e serviços para tratores e outras máquinas pesadas.

Além disso, a investigação identificou a utilização de empresas de fachada e a utilização de “laranjas” para propiciar a efetivação de práticas criminosas conhecidas como cartelização, divisão de mercado, dentre outras.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Tubarão e Treze de Maio, onde foram apreendidos aparelhos celulares, computadores e documentação apta a instruir a investigação.

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Ela prossegue para identificar outros possíveis envolvidos, bem como materializar ainda mais as condutas delituosas.

Os presos são empresários do ramo e “laranjas”, que são suspeitos de crimes de fraude em licitações, associação criminosa, falsidade ideológica, entre outros. Eles serão interrogados no decorrer do dia e, após cumpridas as formalidades, encaminhados ao Presídio Regional.

Operação deflagrada pela Polícia Civil foi batizada de \”Convite Marcado\”, fazendo alusão à modalidade licitatória denominada Convite, utilizada para os processos fraudados.