cursos

bom_apetite_canoinhas

Granizo destrói lavouras, quebra telhados e para-brisa de veículos em SC

Avatar photo

LEIA TAMBÉM

Em Aurora, no Vale do Itajaí, cerca de 900 hectares de plantações sofreram danos por causa das pedras de gelo.

Fortes chuvas na tarde de quarta-feira (7), atingiram pelo menos 17 municípios catarinenses e vieram acompanhadas de granizo, causando estragos em plantações, telhados e veículos.

O fenômeno afetou municípios do Norte catarinense, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. O município de Aurora foi o mais atingido.

Até a tarde desta quinta (8), a Defesa Civil estadual havia recebido somente informações sobre os estragos em Aurora. O repasse de lonas foi solicitado pelo município ao Estado.

Foram danificadas 200 residências, 130 instalações comerciais e dez estruturas públicas. Mais de 900 hectares de plantações sofreram danos por causa das pedras de gelo.

70% do território agrícola de Aurora foi atingido, como também o centro da cidade, por conta do granizo e vento. Foto: Prefeitura de Aurora
O levantamento dos estragos ainda está sendo feito, mas o balanço preliminar apontou muitos danos causados aos agricultores. Pelo menos 600 hectares de cebola, 220 de tabaco e mais de 150 hectares de milho ficaram danificados. \”70% do território agrícola de Aurora foi atingido, também o centro da cidade, com estrago de granizo e vento, informou o secretário da agricultura do município.
Estruturas que tinham cobertura com telhas tipo Eternit ficaram todas esburacadas, por causa do tamanho das pedras de gelo. Foto: Almir Serafim/Prefeitura de Aurora
Durante o temporal, um passageiro filmou o momento em que o granizo destruiu o para-brisas de um carro estacionado às margens de uma rodovia, também em Aurora.

No vídeo é possível ouvir o som das pedras de gelo atingindo o veículo e os ocupantes assustados. Segundos depois, o granizo começa a causar rachaduras no para-brisas. O autor das imagens é José Francisco Luís, natural de Rio do Sul. Veja abaixo:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=hLBG23ltOSo]

Na manhã desta quinta (8), os maiores acumulados de chuva foram registrados em Irineópolis, Canoinhas e Três Barras. Durante esta noite e madrugada de sexta (9), persiste condição de pancadas de chuva pontuais em Santa Catarina, informou a Defesa Civil.

/