Em Aurora, no Vale do Itajaí, cerca de 900 hectares de plantações sofreram danos por causa das pedras de gelo. |
Fortes chuvas na tarde de quarta-feira (7), atingiram pelo menos 17 municípios catarinenses e vieram acompanhadas de granizo, causando estragos em plantações, telhados e veículos.
O fenômeno afetou municípios do Norte catarinense, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. O município de Aurora foi o mais atingido.
Até a tarde desta quinta (8), a Defesa Civil estadual havia recebido somente informações sobre os estragos em Aurora. O repasse de lonas foi solicitado pelo município ao Estado.
Foram danificadas 200 residências, 130 instalações comerciais e dez estruturas públicas. Mais de 900 hectares de plantações sofreram danos por causa das pedras de gelo.
70% do território agrícola de Aurora foi atingido, como também o centro da cidade, por conta do granizo e vento. Foto: Prefeitura de Aurora |
O levantamento dos estragos ainda está sendo feito, mas o balanço preliminar apontou muitos danos causados aos agricultores. Pelo menos 600 hectares de cebola, 220 de tabaco e mais de 150 hectares de milho ficaram danificados. \”70% do território agrícola de Aurora foi atingido, também o centro da cidade, com estrago de granizo e vento, informou o secretário da agricultura do município.
Estruturas que tinham cobertura com telhas tipo Eternit ficaram todas esburacadas, por causa do tamanho das pedras de gelo. Foto: Almir Serafim/Prefeitura de Aurora |
Durante o temporal, um passageiro filmou o momento em que o granizo destruiu o para-brisas de um carro estacionado às margens de uma rodovia, também em Aurora.
No vídeo é possível ouvir o som das pedras de gelo atingindo o veículo e os ocupantes assustados. Segundos depois, o granizo começa a causar rachaduras no para-brisas. O autor das imagens é José Francisco Luís, natural de Rio do Sul. Veja abaixo:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=hLBG23ltOSo]
Na manhã desta quinta (8), os maiores acumulados de chuva foram registrados em Irineópolis, Canoinhas e Três Barras. Durante esta noite e madrugada de sexta (9), persiste condição de pancadas de chuva pontuais em Santa Catarina, informou a Defesa Civil.
/