A Polícia Militar alertou nesta sexta-feira (23) sobre um velho golpe que é aplicado via redes sociais e que já fez vítimas em Canoinhas e Bela Vista do Toldo. Estelionatários estão usando o Facebook e o aplicativo WhatsApp para aplicar o golpe do nudes, na região.
Os criminosos criam um perfil falso no Facebook, se passando por uma moça jovem e atraente. Enviam convite de amizade e iniciam a conversa, geralmente com homens.
Logo em seguida pegam o número de telefone com a vítima e começam a mandar e solicitar fotos íntimas, com assuntos picantes, pelo WhatsApp.
Passado alguns dias, o número é bloqueado pelos farsantes e nesse momento outro estelionatário faz contato com um número diferente, se passando por um delegado ou policial civil e começam a extorquir a vítima, relatando que será preso por pedofilia caso não faça um depósito de 3, 5 ou até a 20 mil reais, conforme o caso.
Assim, após o primeiro envio de nudes (o que jamais deveria ocorrer), não se controla mais o alcance destas fotos, que poderão ser reproduzidas infinitamente.
As consequências são imprevisíveis.
A Polícia Militar alerta para não fazer amizades nas redes sociais com pessoas desconhecidas.
Caso você esteja sendo vítima desse tipo de golpe, orienta-se que faça o bloqueio na rede social e do número do telefone e entre em contato com a PM ou Polícia Civil.