Nesta sexta-feira (21), o prefeito de Major Vieira, Adilson Lisczkovski, assinou novo decreto que trata de ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o texto, a medida foi tomada considerando o elevado número de casos de contaminação pela Covid-19 e colapso no sistema de Saúde, inclusive com falta de leitos hospitalares para atendimento de pacientes infectados.
O município tem 253 casos sendo monitorados (pacientes em isolamento domiciliar) e 73 casos ativos. No início de maio havia somente 10 pacientes com o vírus ativo.
Na última segunda (17), a Secretaria Municipal de Educação hava comunicado a suspensão das aulas presenciais na rede municipal de ensino, também em virtude do aumento significativo de casos positivos e monitorados de covid-19.
De acordo com o decreto divulgado hoje, estão suspensos, por prazo indeterminado, o funcionamento de casas noturnas, bem como a realização de eventos, shows e espetáculos que impliquem em reunião de público.
- Realização de prática esportiva, ginásios de Esporte, quadras poliesportivas, campos de futebol e afins; festas particulares, tais como: aniversários, festas de casamento que impliquem em reunião de pessoas e violação das normas de distanciamento social com risco de contaminação; e qualquer espécie de reunião presencial, que ocasione aglomeração.
- Supermercados, Mercados e Mercearias poderão funcionar todos os dias de segunda à sexta feira sem restrições de horários. Aos sábados o funcionamento pode ser até ao meio-dia e só poderá reabrir na segunda, às 8h da manhã.
DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
Em caráter excepcional e temporário, a partir de 24 de maio de 2021, o horário de funcionamento para atendimento presencial ao público nas repartições públicas municipais passará a ser dás 08h às 12h, sendo que no período compreendido entre às 13h às 17h o expediente será apenas interno.