cursos

bom_apetite_canoinhas

Butantan entrega 800 mil doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde

Avatar photo
Última entrega ocorreu no dia 14 de maio. Instituto chegou a paralisar produção por falta de insumo.

LEIA TAMBÉM


O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, voltou a ressaltar que a imunização dos adultos é capaz de proteger contra a Covid-19 também crianças e adolescentes.

A afirmação foi feita nesta sexta (11), durante a entrega ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, de um novo lote de 800 mil doses da CoronaVac, vacina do Butantan desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

“Quando você protege os adultos, essa proteção se estende também à população de crianças e adolescentes”, explicou Dimas Covas. “Isso foi demonstrado de forma muito clara no nosso estudo em Serrana, o Projeto S, em que o número de casos e de manifestações clínicas caiu em todas as faixas etárias”, completou.

Na China, a CoronaVac foi aprovada para ser usada por crianças e adolescentes de três a 17 anos após ter sua eficácia e segurança comprovadas em estudos clínicos também neste público. A documentação dessa pesquisa foi encaminhada pela Sinovac ao Butantan.

As doses enviadas nesta sexta (11) foram produzidas com os 3 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) recebidos da China em 25 de maio, e que são suficientes para a produção de 5 milhões de doses.

Com o novo lote, o Instituto totaliza 48 milhões de doses enviadas ao Programa Nacional de Imunização desde o início do ano.

Segundo o governador João Doria (PSDB), uma nova remessa deve ser liberada na próxima segunda-feira (14). Durante coletiva de imprensa na sede do Instituto, o governador manteve a previsão de concluir a entrega das 100 milhões de doses até o final de setembro.