DENGUE

Mais que um médico, um ser humano incrível: Canoinhas lamenta morte de Vagner Trautwein

Avatar photo
Vítima da covid-19, morte de médico causou comoção na cidade.

Faleceu nesta quinta-feira (26) vítima de complicações da covid-19, o médico e ex-vereador de Canoinhas, Dr. Vagner Marcolin Trautwein, aos 52 anos.

Trautwein estava internado em Curitiba há uma semana para tratamento da doença. Pelas redes sociais, amigos e familiares informavam que ele estava na UTI, entubado, e pediam orações pelo se restabelecimento. Infelizmente não venceu a luta contra a covid e sua morte foi confirmada na manhã de hoje.

Natural de Ourinhos (SP), Trautwein era formado em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná. Foi eleito vereador em Canoinhas em 2004. Atualmente era responsável técnico pela Fundação Hospitalar de Três Barras.

Mais do que um médico, era um ser humano incrível. É assim que amigos e pacientes se refereriam a ele.

Trautwein passou a ser ainda mais admirado pela população, quando veio à público, através de suas redes sociais, noticiar seu diagnóstico de câncer, em outubro do ano passado. “Aceitei bem o diagnóstico. Em nenhum momento fiquei lamentado ou pensando no que poderia ter feito para evitar”.

Sempre otimista, realizava lives compartilhando sua experiência com o tratamento da doença, tirando dúvidas sobre os diversos tipos de câncer e motivando as pessoas que enfrentavam a mesma luta.

No início do mês de julho compartilhou sua última viagem à Curitiba, onde fazia quimioterapia, e comemorou o término de seu tratamento contra o câncer. “As dificuldades sempre existem, mas é preciso ser positivo”, disse na ocasião.

Pouco mais de um mês após vencer a doença, foi diagnosticado com Covid-19 e desta vez a batalha foi perdida.

“A nossa mente e nossa fé fazem toda a diferença. Nunca penso “e se não der certo”, eu sempre faço planos para o futuro. Planejo como será minha vida daqui a 6 meses, 1 ano, e assim por diante. Morrer todos vamos um dia, faz parte da vida. Mas não podemos viver pensando nisto, temos que dar o nosso melhor todos os dias. Valorize sempre as pessoas que estão ao seu lado e te levam para cima, não dê ouvidos para conversas destrutivas. Seja feliz, isto é o mais importante”.

Vagner Marcolin Trautwin, em mensagem no mês de fevereiro de 2021

Vagnar era casado com Sandra Trautwein, com quem tinha um casal de filhos, Beatriz e Vinicius. Seu corpo foi cremado na tarde desta quinta (26), em cerimônia restrita a familiares, em Curitiba.

Pelas redes sociais, são centenas de mensagens de apoio à família e agradecimentos. Escolhemos uma, para homenagear esse grande amigo e profissional.

MINHA FAMÍLIA ESTÁ DE LUTO

“Enquanto muitos dormiam seu sono merecido – saboreavam suas férias necessárias – lá estava ele, Vagner Marcolin Trautwein atendendo chamados – salvando vidas.

Vagner não foi somente um médico extraordinário. Foi família, foi amigo, foi intenso de emoções, sincero em seus conselhos, verdadeiro como pessoa e muito humilde para com o povo de Canoinhas.

Vagner como escritor era digno de ser referenciado por sua sabedoria e suas colocações de práticas assertivas sendo um contribuinte de informações com o poder de salvar vidas; como médico era perseverante e corajoso fornecendo a cura – o alívio e a força; como pai era exemplo; como amigo era incentivador e verdadeiro.

Tinha dos pacientes êxito, prestígio, pois sempre os tratou com prioridade – fazia o tratamento ser contínuo até que a saúde fosse restabelecida. Com sua doença ensinou muito e depois de ter recebido alta da quimioterapia foi imensamente grato mostrando sua inabalável fé, sua imensurável vontade de viver e gratidão por poder ter mais uma chance para desfrutar momentos com a família que amava muito.

É inevitável nos questionarmos o porquê de termos que nos despedir de alguém que amamos, mas pensemos como o escritor Victor Hugo que diz:

“A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace”, então deixamos de abraçar nosso amigo Vagner nesta vida para um dia poder reencontrá-lo na dimensão espiritual, pois vendo sua extraordinária vida notamos que já era um SER completo – cheio de luz – cheio de valores – pronto para o encontro com o Pai Celestial. O Bom filho a casa do Pai retorna. Sentiremos a sua falta Doutor Vagner!!!

Lenita Fuck – Facebook/Reprodução