festival

Criança de 6 anos é vacinada contra a Covid-19 por engano em SC

Avatar photo
A vacinadora responsável pela aplicação foi afastada e o caso é investigado.

A prefeitura de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, confirmou nesta terça-feira (2) que uma menina de 6 anos recebeu uma dose da vacina contra a Covid-19 por engano. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a criança é acompanhada por médicos e está bem. A vacinadora responsável pela aplicação foi afastada e o caso é investigado.

O engano ocorreu em 26 de outubro, quando a família da menina foi até um posto de saúde para tomar a vacina contra a gripe. O imunizante aplicado na criança, segundo a prefeitura, foi o da Pfizer.

Responsável pela pasta da saúde no município, Acélio Casagrande disse que a profissional tem nove anos de experiência. Segundo ele, um processo administrativo já foi aberto para identificar o que aconteceu.

“Ficamos sabendo através da nossa Vigilância Epidemiológica. A Vacinadora se equivocou. No mesmo instante, ao tomar conhecimento, ela foi afastada. É um erro humano, que pode acontecer em qualquer lugar com qualquer profissional”, disse.

Procurada, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) informou que em caso como esse os municípios têm que notificar o erro no sistema do Ministério da Saúde.

No início de outubro, a Pfizer e a BioNTech pediram ao Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, a autorização de uso emergencial de sua vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

Até agora, a vacina da Pfizer pode ser aplicada em pessoas a partir dos 12 anos.

Notícia Anterior

Animais domésticos têm troca de olhares mais intensa com os donos

Próxima Notícia

Jovem morre afogado em tanque para peixes em São Bento do Sul