Um homem de 43 anos, e um adolescente de 14, sofreram queimaduras de 1º e 2 º em um acidente doméstico com gás de cozinha na noite de ontem (30), em Blumenau.
Segundo os Bombeiros, ele a esposa relataram que sentiram um forte cheiro de gás no ambiente e para detectar um possível vazamento, o homem acendeu um isqueiro, causando uma explosão na cozinha da casa.
O adolescente, filho do casal, estava próximo e também sofreu queimaduras. De acordo com os socorristas, pai e filho tiveram queimaduras nas pernas, braços e couro cabeludo.
O homem foi encaminhado ao Hospital Santa Isabel e o adolescente para o Hospital Santo Antônio pelos vizinhos. A explosão também causou danos em um armário e na mangueira do gás. Os bombeiros fecharam o registro de gás e orientaram os moradores.
PERIGO: O vazamento de gás não é uma condição normal e pode oferecer riscos de acidentes. Por isso, é necessário saber o que fazer nessa situação para evitar maiores problemas.
Além disso, é importante entender que, quando o vazamento for de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), o gás fica acumulado na parte de baixo, ou seja, próximo ao chão, por ser mais pesado do que o ar. A seguir, saiba como evitar o problema e veja o que fazer.
Evite vazamentos!
Antes de saber quais medidas devem ser tomadas quando há vazamento de gás, confira algumas práticas que precisam ser seguidas para evitar que esse tipo de problema ocorra. São elas:
- mantenha fogões, aquecedores, climatizadores e outros itens que utilizam o gás em local com livre circulação de ar;
- não deixe botijões perto de instalações elétricas, como tomadas. Mantenha o registro fechado enquanto não estiver utilizando e opte por fornecedores de gás de confiança;
- exija que um profissional especializado faça a instalação correta dos botijões, tanques, etc.
Quais medidas devem ser tomadas quando há vazamento de gás?
Caso você se veja em uma situação como esta, saiba o que fazer:
- não acenda ou apague as luzes;
- abra as portas e janelas;
- mantenha pessoas e animais longe do local;
- feche a alavanca do regulador de pressão de gás;
- caso a chave geral de eletricidade se encontre fora da residência ou estabelecimento, desligue-a;
- em casos mais graves, disque para o Corpo de Bombeiros por meio do número 193.


















