tres_barras

refis

SFB inicia consulta pública sobre concessões de florestas na Região Sul

Avatar photo
Estas são as primeiras concessões florestais da Região Sul do Brasil.

LEIA TAMBÉM


Com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico (BNDS), o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou na última quinta-feira, 10, uma consulta pública referente ao edital de concessão das Florestas Nacionais (Flonas) de Três Barras, Irati e Chapecó.

A Flona de Chapecó está localizada nos municípios de Chapecó e Guatambu, e a Flona de Três Barras, no município do mesmo nome, ambas em Santa Catarina. A Flona de Irati está situada em Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares, no Paraná.

A proposta de edital em consulta é o um novo modelo de concessão florestal que contribuirá com a restauração do bioma Mata Atlântica, por meio da substituição de porções de plantios atuais com espécies exóticas por espécies nativas, seja para a produção comercial, seja para a recomposição da cobertura florestal.

Das três Flonas, a que tem maior área total é a de Três Barras, com 4,3 mil hectares, sendo 2.686 hectares sujeitos à concessão florestal. A Flona de Irati tem área de 3,8 mil hectares, dos quais, 3.018 hectares estarão sob concessão. Já a Flona de Chapecó terá 1.041 hectares para concessão dos seus 1.600 hectares totais.

A concessão das Flonas do Sul será exclusivamente sobre as áreas de manejo de florestas plantadas de pinus, araucária e eucalipto, podendo incluir a zona de recuperação de Flonas específicas (Irati e Chapecó).

Nas três florestas, o pinus corresponde a cerca de 70% da área com plantio, seguido pela araucária, com quase 30%, e o eucalipto, que representa apenas 0,4%.

Até o dia 27 de março de 2022, os interessados poderão encaminhar dúvidas e contribuir com sugestões para o processo por meio do site Banco.

Todo cidadão pode participar da consulta pública, que tem como objetivo auxiliar a administração pública no processo de tomada de decisão e colher informações sobre expectativas e sugestões da população quanto às concessões florestais. A licitação está prevista para ocorrer no terceiro trimestre de 2022.

Notícia Anterior

POLÍCIA
Pais abandonam criança em casa para ir comprar drogas, em Rio Negrinho

Próxima Notícia

EFETIVIDADE DA VACINA
CoronaVac mantém proteção após seis meses da segunda dose