As temperaturas negativas, que causaram neve e chuva congelada em algumas regiões de Santa Catarina, nesta terça-feira (17), também levaram cidades a cancelaram aulas na rede municipal.
Em São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra, na região serrana, as atividades escolares estarão suspensas na quarta (18).
A Secretaria de Educação do Estado informou que as escolas da rede estadual seguirão com atividades nos próximos dias, mas recomenda-se prudência a toda a comunidade escolar em virtude dos alertas da Defesa Civil para os fenômenos meteorológicos.
“Em conjunto com as coordenadorias regionais de educação, seguimos acompanhando a situação em todo o Estado e podemos fazer ajustes pontuais no atendimento das escolas caso seja necessário“, disse em nota.
Em Bom Jardim da Serra, a Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas estão suspensas na quarta-feira e segue monitorando as condições do tempo para decidir se mantém as aulas na quinta-feira (19).
O comitê do município se baseia em um alerta da Defesa Civil, que prevê formação de gelo nas estradas em direção às escolas. De acordo com prefeitura, estudantes que não compareceram às aulas não serão prejudicados.
Bom Jardim da Serra registrou a temperatura mais baixa do Brasil em 2022, com -2,4°C durante a madrugada. Para preservar os estudantes do frio, a Secretaria Municipal informou que as aulas estão suspensas.
ALERTA PARA TEMPESTADE
Conforme um ciclone subtropical se aproxima do Estado, Santa Catarina tem alerta para rajadas de vento de mais de 100 km/h entre esta terça e a quinta-feira (19). O fenômeno pode atingir a categoria de furacão, a depender de sua localização e intensidade.
Devido à sua intensidade, ele já passou a ser categorizado como uma tempestade subtropical pela Marinha do Brasil, autoridade meteorológica no mar no país.