festival

Golpe pelo WhatsApp promete frigobar com cervejas da Heineken

Avatar photo
A fraude tem o título de “Promoção Heineken Oktoberfest 2022”.

Um golpe envolvendo a cervejaria Heineken circula no WhatsApp desde o início de setembro. A fraude, intitulada Promoção Heineken Oktoberfest 2022 compartilha um link que, após preenchido, supostamente presentearia o usuário com um mini frigobar contendo 30 unidades da cerveja.

Porém, essa “promoção” é falsa e representa um risco para os internautas que podem ter os dados invadidos e utilizados por criminosos.

O golpe funciona da seguinte maneira: o usuário recebe um link que promete um frigobar com 30 unidades de Heineken. Para receber o suposto prêmio, é necessário primeiramente responder a um teste.

O site para o qual as pessoas são direcionadas (veja na imagem abaixo), simula as cores da paleta da cervejaria, em uma tentativa de passar mais credibilidade, e ainda anuncia que restam poucas unidades do “brinde” para causar sensação de urgência.

Na falsa página do brinde, são usadas imagens reais de produtos da Heineken e seu logo. Imagem: Reprodução

Depois de fazer o teste, os usuários precisam então fornecer uma uma série de dados para “receber” o prêmio. Essa é a parte mais perigosa, porque é a partir disso que os cibercriminosos conseguem acesso às suas informações pessoais – que, posteriormente, podem ser utilizadas para diversos outros tipos de golpe. Na primeira versão da fraude, veiculada em 2020, cerca de 159 mil usuários foram vítimas da falsa promoção.

No Twitter, um homem relatou ter seguido todos os passos e foi cobrar a Heineken por ainda não ter recebido o suposto frigobar cheio de cerveja. A própria empresa respondeu o tuíte, alertando que não faz nenhuma ação deste tipo pelo WhatsApp e que não solicita dados das pessoas de forma ativa.

No Google Trends, ferramenta que monitora as buscas feitas no Google, houve um aumento súbito nas pesquisas por termos como “heineken promoção” na última semana. A nova versão do golpe circula desde pelo menos semana passada.

Notícia Anterior

ET PATER FILIUM
Defesa de Beto Passos apresenta lista ‘enxuta’ de testemunhas

Próxima Notícia

CRIME
Suspeito de matar dentista em SC tem 22 anos e várias passagens policiais