festival

Defesa de Beto Passos apresenta lista ‘enxuta’ de testemunhas

Avatar photo
Com as informações completas das pessoas arroladas, as oitivas deverão ser viabilizadas em breve.

No início do mês de agosto, os advogados de Beto Passos apresentaram Defesa Prévia, em resposta às acusações que pesam sobre o ex-prefeito de Canoinhas, em face da 7ª fase da Operação Et Pater Filium.

Na ocasião, reafirmaram que Passos se declara inocente e que jamais cometeu qualquer dos delitos narrados, apresentando um rol de testemunhas com cerca de 50 nomes, e outra lista, incompleta, com mais 90 pessoas, que eventualmente poderiam ser intimadas.

Cerca de três semanas depois, o réu trocou a Bertol Sociedade de Advogados, de Florianópolis, que atuava em sua defesa, pela Glinski Advogados Associados, de Canoinhas, formada pelos irmãos Paulo e Luiz Glinski.

No dia 30 de agosto, o juiz da Vara Criminal da Comarca de Canoinhas intimou a defesa de Gilberto dos Passos para, no prazo de 5 dias, dizer se mantém o rol de testemunhas apresentado.

O novo rol foi apresentado nesta sexta-feira (16), e está bem mais enxuto, apresentando somente dez nomes, conforme documento ao qual o Canoinhas Online teve acesso.

Algumas pessoas já constavam na lista anterior, como o vereador Osmar Olescovicz (PSD), o ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico e atual Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Turismo de Canoinhas, Fabiano Zaniollo de Freitas, e o ex-servidor comissionado, Edgar Moisés Gonçalves, que atuou como fotógrafo e Supervisor junto ao Gabinete do Prefeito. Além destes, há outros servidores públicos e um representante da imprensa local.

Olescovicz chegou a ser citado, na colaboração premiada do empresário Miguelangelo Hiera, no esquema de corrupção envolvendo o transporte escolar do município. O vereador, no entanto, nega a acusação e não há nada nos autos que aponte para ele.

Fabiano Freitas também foi citado, duas vezes, na denúncia oferecida pelo Ministério Público de Santa Catarina, porém afirmou que foi convocado apenas na qualidade de testemunha e que colabora com as investigações.

Freitas, que entrou para a equipe de governo no segundo mandato de Beto Passos e Renato Pike, em janeiro de 2021, pediu exoneração três dias após a prisão do alcaide. Após ocupar por pouco mais de três meses uma cadeira na Câmara de Vereadores, voltou a ocupar cargo comissionado na prefeitura.

Com as informações completas das pessoas arroladas, as oitivas deverão ser viabilizadas em breve. Beto Passos continua recolhido no Presídio Regional de Joinville, para onde foi conduzido há quase seis meses.

TESTEMUNHAS

De acordo com Código de Processo Civil, podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas. Entende-se por pessoas suspeitas aquelas que são inimigas ou amigas íntimas de uma das partes.

A testemunha tem o dever de prestar depoimento, o qual decorre do dever genérico de colaborar com a justiça para descobrir a verdade.

Notícia Anterior

TRÂNSITO
Mulher tem perna amputada ao ser atingida por viatura da polícia, no Rio Grande do Sul

Próxima Notícia

NÃO CAIA NESSA!
Golpe pelo WhatsApp promete frigobar com cervejas da Heineken