Somente em 2023, o Governo de Canoinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou 228 atendimentos pelo Programa Porteira Adentro. Ao se inscrever no Porteira Adentro, o produtor paga taxa referente a 50% do custo operacional, o restante é custeado pela prefeitura.
Os valores pagos pelos beneficiários do programa são revertidos para o Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural. Através deste fundo, a prefeitura aporta recursos para a manutenção e operação de máquinas da Secretaria e Desenvolvimento Rural.
A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, lembra que por meio do programa estimula-se o crescimento da atividade agropecuária, “e também incentivamos a permanência das famílias no campo”.

O produtor rural Sidnei Schroeder explica que se não fosse a parceria com a prefeitura não iria conseguir fazer a ampliação dos reservatórios de água da sua propriedade na Sereia: “porque particular, para pouca hora, eles quase não se deslocam”.
O produtor de leite, fumo e cereais Márcio Oleskovicz, de Paciência dos Neves, também contou com o apoio da prefeitura para realizar melhorias na propriedade. Escavadeira hidráulica, patrola, caminhão e retro trabalharam para a construção de um confinamento free stall de gado leiteiro. “Se fosse particular ia demorar mais e sair mais caro. Que bom que o Porteira Adentro existe. É algo que precisa continuar”, comenta.
Inscrições abertas
As inscrições para o Porteira Adentro estão abertas para a região sete. Moradores das comunidades de Água Verde, Salto d’água Verde, Forquilha, Salseiro, Laranjeiras, Palmital, Rio da Veada e Arroios podem solicitar serviços de retroescavadeira, motoniveladora, escavadeira hidráulica até o dia 31 de maio, na Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada na prefeitura.
Requisitos necessários para enquadramento no Programa Porteira Adentro:
• 80% da renda total ser da atividade rural (Agro-silvo-pastoril).
• Total de área não ultrapassar 80 hectares.
• Inscrito como produtor rural, possuindo bloco de notas ativo.
Documentos necessários para inscrição:
• Bloco de notas ativo.
• Documento com foto.
• Comprovante de residência.
A inscrição deve ser realizada somente pelo titular ou familiar direto [cônjuge ou filho(a)]. Ao se inscrever no Porteira Adentro, o produtor paga uma taxa referente a 50% do custo operacional, o restante é custeado pela prefeitura.



