Na noite deste domingo (16), por volta das 20h45, os bombeiros foram acionados para uma residência na Rua Agenor Fábio Gomes, no bairro Alto das Palmeiras em Canoinhas, onde havia uma situação de obstrução de vias áreas por corpo estranho. A sigla médica para a situação é OVACE.
No local, uma mulher de 38 anos relatou ter engasgado com um pedaço de carne, que estava impedindo a sua respiração.
Seu filho de 18 anos, ao presenciar a cena, identificou a emergência e executou a Manobra de Heimlich*, obtendo sucesso na desobstrução das vias aéreas. O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte ou deixá-la inconsciente por um tempo.
O rapaz relatou que aprendeu a executar as manobras de desobstrução em uma instrução na escola onde estudava, há algum tempo, que foi ministrada pelo Corpo De Bombeiros.
Após avaliação, a mulher foi conduzida até a Unidade de Pronto Atendimento de Canoinhas para avaliação médica.
*A Manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores. Segundo o Corpo de Bombeiros, o engasgo pode matar porque a pessoa não consegue respirar, é como se fosse um sufocamento, um esganamento. Por isso é muito importante fazer a manobra de desengasgo. Se não houver a desobstrução da via, a pessoa vai morrer por falta de ar.