Na terça-feira (24) atendendo a proposição do deputado Sargento Lima (PL), a Assembleia Legislativa concedeu moção de aplauso à Banda Municipal de Itaiópolis, na região norte do estado. A honraria foi entregue ao Maestro Rômulo Posnik.
O grupo liderado por ele foi destaque no 13º Concurso de Fanfarras e Bandas Sul Brasileiro, com o 2º lugar geral e 1ª colocação em três quesitos: balizador, corpo coreógrafo e banda musical de marcha sênior. Com isso, obteve a classificação para o concurso nacional do próximo ano.
Realizado no município de Ponte Alta, no planalto do estado, em 30 de setembro, o concurso reuniu mais de 2 mil músicos, de 42 musicais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O parlamentar enfatizou o trabalho realizado pelo maestro frente à banda. “Precisamos valorizar a atuação do maestro e parabenizar a todos que estão envolvidos neste projeto”, disse o deputado.
O regente, que é natural de São Paulo, lembrou das dificuldades que teve, como o atraso no desenvolvimento musical nestes estilos, e destacou o objetivo alcançado. “Quis trazer a modernidade paulistana, tivemos um diferencial, mesmo com a deficiência instrumental. Agradeço o reconhecimento da Assembleia e a comunidade de Itaiópolis que participou de tudo isso.”
O prefeito de Itaiópolis, Mozart José Myczkowski , prestigiou a homenagem “vale a pena investir na música, enriquecer nossa cultura, faz com que as crianças e jovens da nossa cidade se interessem pela arte”.
Mais premiações
Em julho deste ano, a banda municipal de Itaiópolis, participou da Copa Alto Vale de Bandas e fanfarras, realizada na cidade de Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí, pela Abanfaesc (Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de Santa Catarina) e conquistou o título da campeã geral da competição, com 480 pontos, maior nota entre as corporações.